A ABORDAGEM MULTIMODAL:

UMA PROPOSTA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DE LETRAMENTOS DIGITAL E CRÍTICO

Autores

  • Mitia Risi dos Santos Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Leitura e escrita multimodal. Letramento digital. Letramento crítico.

Resumo

Este trabalho investiga a compreensão e a escrita de textos multimodais produzidos por alunos de uma turma de 9º ano de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Maceió/AL. A pesquisa de natureza interventiva seguiu a abordagem qualitativa e foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Kress; Leite-Garcia; Leeuwen, (2000), Xavier (2002), Rojo (2010), Almeida (2010), Almeida; Valente (2012), ressaltando, no ensino de Língua Portuguesa, a necessidade de assegurar aos alunos o domínio do letramento digital e do letramento crítico. Os resultados apontam que as produções desenvolvidas possibilitaram, não somente, o uso pedagógico das novas tecnologias, como também favoreceu o trabalho colaborativo, estimulando os aprendizes a expressarem suas subjetividades, produzindo e utilizando arquivos de múltiplas semioses.

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Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

COSTA, M. R. dos S. . A ABORDAGEM MULTIMODAL: : UMA PROPOSTA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DE LETRAMENTOS DIGITAL E CRÍTICO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 3, p. 38–57, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3448. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê