A ABORDAGEM MULTIMODAL:
UMA PROPOSTA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DE LETRAMENTOS DIGITAL E CRÍTICO
Resumen
Este trabalho investiga a compreensão e a escrita de textos multimodais produzidos por alunos de uma turma de 9º ano de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Maceió/AL. A pesquisa de natureza interventiva seguiu a abordagem qualitativa e foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Kress; Leite-Garcia; Leeuwen, (2000), Xavier (2002), Rojo (2010), Almeida (2010), Almeida; Valente (2012), ressaltando, no ensino de Língua Portuguesa, a necessidade de assegurar aos alunos o domínio do letramento digital e do letramento crítico. Os resultados apontam que as produções desenvolvidas possibilitaram, não somente, o uso pedagógico das novas tecnologias, como também favoreceu o trabalho colaborativo, estimulando os aprendizes a expressarem suas subjetividades, produzindo e utilizando arquivos de múltiplas semioses.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. E. B. Letramento digital e hipertexto: contribuições à educação. In: PELLANDA, N. M. C.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração, currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012.
Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/ almeida-valente.pdf.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015.
BRANDÃO, E. Informática e educação: uma difícil aliança. Universidade de Passo Fundo, 1995.
BRANDÃO, E.; TEIXEIRA, A.C. Software Educacional o Complexo Domínio dos Multimeios. Passo Fundo, RS: Material didático, Universidade de Passo Fundo, 2002.
BROCKMEIER, J; OLSON, D. R. The literacy episteme: from Innis to Derrida. In: OLSON, D. R.; TORRANCE, N. (Orgs.). The Cambridge handbook of literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
CANI, J.B; COSCARELLI, C.V. Textos multimodais como objetos de ensino: Reflexões em propostas didáticas. In: KRESCH, D.F; COSCARELLI, C.V; CANI, J.B. (Orgs.). Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas-SP: Pontes, 2016.
DIONISIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Orgs.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
DIONISIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexão e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004.
GOMES, L. F. Relações Imagem-texto em textos didáticos para EAD: um exercício de ressignificação. In: 17º Congresso de Leitura da Unicamp – ALB, 2009, Campinas. Anais Eletrônicos. Campinas: UNICAMP, 2009. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2017.
GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
HEBERLE, V. M. Multimodalidade e multiletramento: pelo estudo da linguagem como prática social multissemiótica. In: SILVA, K. A.; D, F. G.; MARQUES, S. M. K.; SALOMÃO, A. C. B. (Org.) A formação de professores de línguas: novos olhares, v. 2, Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2012.
JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 241-267, 2008.
Disponível em: <http://rre.sagepub.com/content/32/1/241.full.pdf+html>. Acesso em: 15 ago. 2017.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: Corrêa, M.; Boch, F. (Org.). Ensino de Língua: Letramento e Representações. Campinas, S. P.: Mercado de Letras, 2006, v. 1, p. 75-91.
KLEIMAN, A. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: OLIVEIRA, M. do S.; KLEIMAN, A. Letramentos múltiplos. Natal/RN: UDUFRN, 2008. p. 17-37.
KRESS, G.; LEITE-GARCIA, R.; VAN LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: VAN DIJK, T. A. El discurso como estructura y processo. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000.
KRESS,G.; LEITE-GARCIA, R.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London, Arnold; New York: Oxford University, 2001.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A; XAVIER, Antônio C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 3. ed. 1. imp., 2010.
MOTTA-ROTH. D; HENDGES, G. Explorando modalidades retóricas sob a perspectiva da multimodalidade, Revista Letras, v. 20, n. 40, p. 43–66, jan./jun. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/12025>. Acesso em: 4 ago. 2017.
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural-UNESP, 2003.
PINHEIRO, P. A. A era do “multissinóptico”: que (novos) letramentos estão em jogo? 2014. Educação em Revista. [online]. 2014, v. 30, n. 2, p. 137-160. ISSN 0102-4698.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982014000200007&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 5 dez. 2016
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na Escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Departamento de Políticas do Ensino Médio. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília, 2004.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R. Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua portuguesa. Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, 433-465, jul./dez. 2010.
SOARES, M. Letramento: um tema de três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em: 30 jul. 2016.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminho e descaminhos. Pátio, 2004.
SOUZA, V. V. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.
STREET, B.V. What's 'new' in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91. Columbia: Teachers College, Columbia University, 2003.
STREET, B.V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VIEIRA, A. Multimodalidade nos eventos de letramento. In: VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF, 2015, p. 43-74.
XAVIER, A. C. dos S. Letramento digital e ensino. 2002. Núcleo de Estudos de Hipertexto e tecnologia Educacional- NEHTE.
Disponível em: http://www.nehte.com.br/artigos/Letramento-Digital-Xavier.pdf Acesso: 22 mar. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.