FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabiana Ramos Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Alves da Costa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Leitura, estratégias leitoras, mediação de leitura

Resumo

Os estudos da leitura têm demonstrado que esta é uma atividade que exige do leitor o uso de estratégias para a
construção de sentido para o texto. Considerando a relevância de tais estratégias para a compreensão textual, neste artigo temos como objetivo discutir a formação de leitores na graduação, atentando ainda para os efeitos desta na formação de mediadores da leitura. O trabalho está referenciado teoricamente em
autores que se debruçam sobre o estudo da leitura como Solé (1998), Hila (2009) e Cafiero (2003), entre outros. Com base nesse referencial, analisamos um corpus constituído pelas atividades de três alunos,
em formação inicial, voltadas à exploração de tais estratégias por esses alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, constatamos o uso de diferentes estratégias leitoras na leitura de um texto
pelos graduandos, bem como o desenvolvimento da capacidade de elaborar perguntas mediadoras para a construção de estratégias leitoras de alunos nos anos
iniciais do Ensino Fundamental.

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Referências

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Publicado em

30 de agosto de 2022

Como Citar

RAMOS, F.; COSTA, M. de F. A. da . FORMAÇÃO DE LEITORES NA ACADEMIA E EFEITOS NA MEDIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 2, p. 27–45, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4856. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê