POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443726
Palavras-chave: Formação Inicial, Teoria e Prática, Identidade Profissional

Resumo

A formação inicial de professores tem sido objeto de vários debates no campo educacional, considerando a complexidade do trabalho docente. O presente estudo objetiva, por meio de uma revisão de literatura, refletir criticamente sobre a relação entre teoria e prática ou a falta dela no campo da formação inicial de professores, bem como suas implicações na constituição da identidade profissional docente. As reflexões deste estudo estão fundamentadas em Nóvoa (2009), Tardif (2014), Imbernón (2017) Pimenta e Lima (2018), Gatti (2021), entre outros autores, que concebem a educação em uma dimensão crítica, portanto, o processo de formação inicial. O estudo revelou a importância da aproximação entre a universidade e a escola, ou seja, teoria e prática, para a formação dos futuros professores. No entanto, essa relação ainda é um desafio presente no cenário educacional brasileiro, tendo em vista o legado histórico de uma educação fragmentada e tecnicista, que acaba comprometendo o desenvolvimento da compreensão do caráter transformador da educação ainda no curso de formação.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

PAZ, C. F. POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 43–54, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443726. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2121. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê