POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10443726
Keywords: Formação Inicial, Teoria e Prática, Identidade Profissional

Abstract

A formação inicial de professores tem sido objeto de vários debates no campo educacional, considerando a complexidade do trabalho docente. O presente estudo objetiva, por meio de uma revisão de literatura, refletir criticamente sobre a relação entre teoria e prática ou a falta dela no campo da formação inicial de professores, bem como suas implicações na constituição da identidade profissional docente. As reflexões deste estudo estão fundamentadas em Nóvoa (2009), Tardif (2014), Imbernón (2017) Pimenta e Lima (2018), Gatti (2021), entre outros autores, que concebem a educação em uma dimensão crítica, portanto, o processo de formação inicial. O estudo revelou a importância da aproximação entre a universidade e a escola, ou seja, teoria e prática, para a formação dos futuros professores. No entanto, essa relação ainda é um desafio presente no cenário educacional brasileiro, tendo em vista o legado histórico de uma educação fragmentada e tecnicista, que acaba comprometendo o desenvolvimento da compreensão do caráter transformador da educação ainda no curso de formação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADE, C. A. de C. Discurso docente e redes de interações: um olhar sobre os novos desafios que a prática educativa apresenta no processo de pandemia. In: RODRIGUES, J. M. C; SANTOS, P. M. G. dos (Orgs.). Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. p. 32-40. Disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/reflexoes-edesafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia. Acesso: 08 mar. 2023.

ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. RJ, Vozes, 2000.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 30 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M; DUARTE, N. (orgs.): Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 33 – 50.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREITAS, H. C. L. de. 30 Anos da Constituição Avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: políticas e programas. Revista Paradigma, Vol. XLII, Nº Extra 2: Políticas, Programas e Práticas, maio de 2021. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1044/941. Acesso em: 20 mar. 2023.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, UNESCO, 2019.

GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. de S; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

LA TORRE, S. de. Didática, uma perspectiva evolucionista: passado, presente e futuro. In: SUANNO, M; RAJADELL, N. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: GEPED; Editora da PUC/Goiás, 2012. p. 23 – 36.

LEITE, Y, U, F. As legislações atuais, a prática e o estágio nos cursos de formação de professores. AROEIRA, K. P; PIMENTA, S. G. (Orgs). Didática e estágio. Curitiba: Appris, 2018. p. 77-102.

RAMALHO, B. L. ET AL. A formação inicial e a definição de um modelo profissional. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. Formação de professores (I), Natal, EDUFRN, 1998.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente.8ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15 – 34.

SAMPAIO, M. das M. F. Prática, saberes e conhecimento: escola e currículo. In: MARIN, A. J; GIOVANNI, L. M (Orgs). Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco [recurso eletrônico].1. ed. - Araraquara, SP : Junqueira&Marin, 2016. p. 11- 50. Disponível em: https://www.pucsp.br.Acesso: 30 abril 2023.

SOARES, I. M. F. O processo de ensinar e aprender na formação de professores: a importância da inovação no ensino. In: SOARES, I. M. F; SOUSA, A. A. M. de (Orgs). Reflexões pedagógicas e prática de ensino: diálogos necessários. Cabo Frio: Mares, 2016. p. 19-44.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Published

December 31, 2023

How to Cite

PAZ, C. F. POR UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CENTRADA NA INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 43–54, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443726. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2121. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Dossiê