SABERES DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS BI/MULTILÍNGUES

A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10445844
Palavras-chave: Educação bi/multilíngue, Formação de Professores, Saberes docentes

Resumo

A formação de professores para a educação bi/multilíngue no Brasil ainda é realidade distante dos cursos de Letras, Pedagogia e demais Licenciaturas (Castanharo, 2020). Desta forma, em sua grande maioria, professores têm construído seus saberes na prática docente, nas trocas com pares e em formações continuadas propostas nas próprias escolas (Fávaro, 2009; El Kadri; Saviolli; Moura, 2022), ou seja, mobilizando em parte os saberes experienciais (Tardif,2012). Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar quais os saberes e conhecimentos necessários para professores atuarem na educação bi/multilíngue, de acordo com a literatura na área e com a percepção de professores de uma formação complementar em educação bi/multilíngue. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque sócio-histórico, de caráter interpretativista cujos dados foram analisados pelo referencial de análise de conteúdo (Bardin, 2004). Os resultados apontam que muitos dos conhecimentos da área, percebidos pelos participantes, se encaixam nas categorias de saberes docentes propostas por Tardif (2012), com elementos característicos da educação bi/multilíngue. Os resultados apontam que, pela percepção dos professores, os saberes para atuar neste contexto envolvem, além dos saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais, saberes específicos da educação bilíngue.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

SAVIOLLI , V. B. .; EL KADRI , M. S. . SABERES DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS BI/MULTILÍNGUES: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 155–174, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10445844. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2141. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê