POR UMA FORMAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA DE PROFESSORES

SABERES E FAZERES EM DIÁLOGO COM AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10446672
Palavras-chave: Formação coletiva e colaborativa, PIBID, Saberes docentes

Resumo

Neste artigo, apresento um recorte da pesquisa de iniciação científica e de mestrado sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na formação de licenciandas e professores que atuaram no Subprojeto PIBID Letras-Espanhol. O objetivo deste estudo consiste em mapear e analisar como foram (re) construídos os saberes e fazeres docentes na formação coletiva e colaborativa desses sujeitos. Para tanto, esta pesquisa qualitativa e interpretativa (Moita Lopes, 1994) contou com 2 (dois) questionários direcionados às 24 (vinte e quatro) licenciandas e aos 3 (três) professores supervisores e, além disso, baseou-se nas discussões de Freire (2000 [1996]), Imbernón (2009), Nóvoa (2001, 2007, 2009), Tardif (2000, 2010), dentre outros. Como resultado, constatei as contribuições do Programa nos saberes pessoais, nos saberes formativos anteriores ao PIBID, nos saberes profissionais, nos saberes curriculares e nos saberes experienciais dos sujeitos. Por fim, estabeleci conexões das narrativas analisadas com a literatura complementar da área das ciências da educação, tecendo contribuições para os estudos e as reflexões relativas à formação coletiva e colaborativa, saberes e fazeres de professores.

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Publicado em

31 de dezembro de 2023

Como Citar

GUIMARÃES , J. P. . POR UMA FORMAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA DE PROFESSORES: SABERES E FAZERES EM DIÁLOGO COM AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 2, p. 295–312, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10446672. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2149. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê