FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443642Palavras-chave:
Formação docente, Saberes, Formação inicial e continuadaResumo
O objetivo deste Dossiê é discutir a formação inicial e continuada docente, uma tarefa relativamente complexa no Brasil, uma vez que a temática atrai discussões sobre uma multiplicidade, nem sempre coerente, de modalidades e contextos. Assim, os trabalhos de natureza teórica e/ou metodológica, estudos comparativos acerca da formação inicial e continuada nos cursos de licenciatura ou em situações de atuação. As referências reforçam as contribuições de Tanuri (2000), Veiga (2008), Sacristán (1999), Nóvoa (1992, 1999), Schon (2000), Gatti e Nunes (2009), Gatti e Barreto (2009), Imbernón (2009, 2010), Davis (2012) entre outros, que entendem e discutem formação continuada em uma perspectiva de formação ao longo da vida. Ao focar a formação continuada, em particular, entende-se que o crescimento profissional efetuado ao longo da atuação docente, pode proporcionar um novo sentido à prática pedagógica, e, por consequência, ressignificar a atuação do professor. A formação, nessa direção, parte das situações problema educacionais, visto que elas criam alternativas de mudança no contexto no qual se dá a educação. De forma permanente, busca alcançar a seara das capacidades, habilidades e atitudes com metodologias fundamentadas em princípios colaborativos, dialógicos e participativos.
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Referências
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