FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443642Resumen
O objetivo deste Dossiê é discutir a formação inicial e continuada docente, uma tarefa relativamente complexa no Brasil, uma vez que a temática atrai discussões sobre uma multiplicidade, nem sempre coerente, de modalidades e contextos. Assim, os trabalhos de natureza teórica e/ou metodológica, estudos comparativos acerca da formação inicial e continuada nos cursos de licenciatura ou em situações de atuação. As referências reforçam as contribuições de Tanuri (2000), Veiga (2008), Sacristán (1999), Nóvoa (1992, 1999), Schon (2000), Gatti e Nunes (2009), Gatti e Barreto (2009), Imbernón (2009, 2010), Davis (2012) entre outros, que entendem e discutem formação continuada em uma perspectiva de formação ao longo da vida. Ao focar a formação continuada, em particular, entende-se que o crescimento profissional efetuado ao longo da atuação docente, pode proporcionar um novo sentido à prática pedagógica, e, por consequência, ressignificar a atuação do professor. A formação, nessa direção, parte das situações problema educacionais, visto que elas criam alternativas de mudança no contexto no qual se dá a educação. De forma permanente, busca alcançar a seara das capacidades, habilidades e atitudes com metodologias fundamentadas em princípios colaborativos, dialógicos e participativos.
Descargas
Citas
ALCOFORADO, L. Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. Revista do Centro de Educação | Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 65-84 | jan./abr. 2014. http://dx.doi.org/10.5902/1984644411343
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.