FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA: PRÁTICAS E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10443642Resumo
O objetivo deste Dossiê é discutir a formação inicial e continuada docente, uma tarefa relativamente complexa no Brasil, uma vez que a temática atrai discussões sobre uma multiplicidade, nem sempre coerente, de modalidades e contextos. Assim, os trabalhos de natureza teórica e/ou metodológica, estudos comparativos acerca da formação inicial e continuada nos cursos de licenciatura ou em situações de atuação. As referências reforçam as contribuições de Tanuri (2000), Veiga (2008), Sacristán (1999), Nóvoa (1992, 1999), Schon (2000), Gatti e Nunes (2009), Gatti e Barreto (2009), Imbernón (2009, 2010), Davis (2012) entre outros, que entendem e discutem formação continuada em uma perspectiva de formação ao longo da vida. Ao focar a formação continuada, em particular, entende-se que o crescimento profissional efetuado ao longo da atuação docente, pode proporcionar um novo sentido à prática pedagógica, e, por consequência, ressignificar a atuação do professor. A formação, nessa direção, parte das situações problema educacionais, visto que elas criam alternativas de mudança no contexto no qual se dá a educação. De forma permanente, busca alcançar a seara das capacidades, habilidades e atitudes com metodologias fundamentadas em princípios colaborativos, dialógicos e participativos.
Downloads
Referências
ALCOFORADO, L. Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. Revista do Centro de Educação | Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 65-84 | jan./abr. 2014. http://dx.doi.org/10.5902/1984644411343
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Edição
Seção
Licença
© 2023 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.