A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA
Resumo
Neste trabalho, analisamos a experiência da realização de um projeto desenvolvido por uma professora de português para alunos do ensino fundamental e sobre como a visão de leitura e história de leitora dela foram importantes para a execução dessa prática. Os objetivos foram: descrever a visão de leitura e a história de leitora da professora que desenvolveu o projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita, bem como identificar os fatores que motivaram a realização do referido projeto e refletir sobre suas contribuições. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de objetivo descritiva. Os dados foram coletados através de uma entrevista, gravada e transcrita, realizada com a docente. A análise está composta por onze trechos retirados dessa entrevista. Os resultados mostraram que a visão de leitura da professora é abrangente e que a universidade teve grande participação na construção de sua história como leitora. Observou-se que as motivações para o desenvolvimento do projeto foram baseadas nas dificuldades de leitura dos alunos e que resultados positivos vieram tanto para eles quanto para ela. Concluímos que, embora as dificuldades dos alunos não tenham sido totalmente resolvidas, o projeto foi uma prática fundamental de estímulo à leitura, apesar de ter
sido temporário.
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