A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA

Autores

  • Ana Maria da Silva Nário Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Danielly Vieira Inô Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: leitura. Professora de português. Projeto.

Resumo

Neste trabalho, analisamos a experiência da realização de um projeto desenvolvido por uma professora de português para alunos do ensino fundamental e sobre como a visão de leitura e história de leitora dela foram importantes para a execução dessa prática. Os objetivos foram: descrever a visão de leitura e a história de leitora da professora que desenvolveu o projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita, bem como identificar os fatores que motivaram a realização do referido projeto e refletir sobre suas contribuições. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de objetivo descritiva. Os dados foram coletados através de uma entrevista, gravada e transcrita, realizada com a docente. A análise está composta por onze trechos retirados dessa entrevista. Os resultados mostraram que a visão de leitura da professora é abrangente e que a universidade teve grande participação na construção de sua história como leitora. Observou-se que as motivações para o desenvolvimento do projeto foram baseadas nas dificuldades de leitura dos alunos e que resultados positivos vieram tanto para eles quanto para ela. Concluímos que, embora as dificuldades dos alunos não tenham sido totalmente resolvidas, o projeto foi uma prática fundamental de estímulo à leitura, apesar de ter
sido temporário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p.

CAFIERO, D. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, E. de O.; ROJO, R. H. R. Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de educação básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino) p. 85-106.

COSTA VAL, M. da G. O que é ser alfabetizado e letrado?. In: CARVALHO, M. A. F. de.; MENDONÇA, R. H. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 18-23.

ESPÍNDULA, D. V. I. Biblioteca Pública Municipal de Campina Grande-PB: histórias, leitores e leituras. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

FERRAREZI Jr., C.; CARVALHO, R. S. de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

GIARDINELLI, M. Voltar a ler: propostas para ser uma nação de leitores. São Paulo: Editora Nacional, 2010.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

OLIVEIRA, T. de; ANTUNES, R. Negligência na mediação do professor no trabalho de leitura. In: BORTONI-RICARDO, S. M.; MACHADO, V. R. (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 63-79.

SÁ, M. da P. M. de. et al. (orgs.) A linguagem falada culta na cidade do Recife: v. 1 - diálogos entre informantes e documentador. Recife: Ed. UFPE, 2017.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Autêntica: 2009.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2012

Como Citar

NÁRIO, A. M. da S. .; INÔ, D. V. . A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 3, p. 41–60, 2012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4576. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê