EL ESPAÑOL EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA

DESDE EL HISTÓRICO NACIONAL HASTA LAS ESPECIFICIDADES EN LAS IES DE RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Tatiana Lourenço de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Veranildo Lopes da Costa Junior Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Palavras-chave: Ensino de espanhol. Brasil. Rio Grande do Norte.

Resumo

Ainda que a lei 11.161/05 tenha sido a que mais deu visibilidade ao idioma de Cervantes no Brasil, é importante dizer que temos um extenso histórico sobre a oferta de cursos de língua espanhola no nosso país, que começa em 1919, quando o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, selecionou um professor para ministrar aulas dessa língua neolatina. Desde então, o espanhol tem passado por movimentos de exclusão e inclusão no currículo nacional. Neste artigo, buscamos apresentar a evolução histórica da presença do espanhol na educação brasileira, uma reflexão sobre o contexto de ensino e aprendizagem do castelhano nas instituições de ensino superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte e destacar alguns dos motivos pelos quais os brasileiros devem aprender espanhol. Como resultado, entre outras coisas, vale ressaltar dois pontos: que a formação inicial de qualidade ofertada por instituições públicas do Rio Grande do Norte contribui com a difusão do castelhano no estado e que a abertura de possibilidades de investigação em cursos de pós-graduação que recebem professores de espanhol funciona como um importante mecanismo de formação continuada.

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Publicado em

30 de agosto de 2020

Como Citar

CARVALHO, T. L. de .; JUNIOR, J. V. L. da C. . EL ESPAÑOL EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA: DESDE EL HISTÓRICO NACIONAL HASTA LAS ESPECIFICIDADES EN LAS IES DE RIO GRANDE DO NORTE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 305–317, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3434. Acesso em: 28 out. 2024.

Seção

Artigos