EL ESPAÑOL EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA

DESDE EL HISTÓRICO NACIONAL HASTA LAS ESPECIFICIDADES EN LAS IES DE RIO GRANDE DO NORTE

Authors

  • Tatiana Lourenço de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Veranildo Lopes da Costa Junior Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Keywords: Ensino de espanhol. Brasil. Rio Grande do Norte.

Abstract

Ainda que a lei 11.161/05 tenha sido a que mais deu visibilidade ao idioma de Cervantes no Brasil, é importante dizer que temos um extenso histórico sobre a oferta de cursos de língua espanhola no nosso país, que começa em 1919, quando o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, selecionou um professor para ministrar aulas dessa língua neolatina. Desde então, o espanhol tem passado por movimentos de exclusão e inclusão no currículo nacional. Neste artigo, buscamos apresentar a evolução histórica da presença do espanhol na educação brasileira, uma reflexão sobre o contexto de ensino e aprendizagem do castelhano nas instituições de ensino superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte e destacar alguns dos motivos pelos quais os brasileiros devem aprender espanhol. Como resultado, entre outras coisas, vale ressaltar dois pontos: que a formação inicial de qualidade ofertada por instituições públicas do Rio Grande do Norte contribui com a difusão do castelhano no estado e que a abertura de possibilidades de investigação em cursos de pós-graduação que recebem professores de espanhol funciona como um importante mecanismo de formação continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 dez. 1961. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1961.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 05 ago. 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, DOU, Poder Executivo, Brasília, DF, 08 ago. 2005.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Letras-Espanhol (Modalidade EAD). Natal: IFRN, 2012.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fev. de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola e Literaturas (Modalidade presencial). Currais Novos: UFRN, 2018.

BRASIL. Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Letras Espanhol (Presencial). Natal: IFRN, 2018.

CARVALHO, F. P. Representações dos professores de espanhol a respeito da lei federal nº 11.161 e do ensino da língua após a sua promulgação. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

CARVALHO, T. L. de. La enseñanza de la escritura en ELE en la EaD brasileña: análisis y orientaciones didácticas. 2018, 322 f. Tese (Doctorado en Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura) – Universidad de Salamanca, Salamanca, 2018.

CARVALHO, F. P. Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade. Revista Caracol, São Paulo, n. 19, p.676-703, jan/jun. 2020.

CARVALHO, T. L. de; COSTA JUNIOR, J. V. L. da. Resistência e políticas linguísticas para o ensino de espanhol no Ceará: o cenário pós-revogação da lei 11.161/05. In: MOREIRA, G. L; PONTES, V. de O. A história do ensino do Espanhol no Ceará. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020 [no prelo].

FERNÁNDEZ, F. M. El español en Brasil. In: SEDYCIAS, J. (org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p.14-34.

GOMES, A. T.; FALCÃO, C. A.; IRINEU, L. M. Um raio-X do ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Rio Grande do Norte (RN): políticas públicas, avanços e desafios. In: BARROS, C.; COSTA, E.; GALVÃO, J. Dez anos da "Lei do Espanhol" (2005-2015), 2016, pp. 293-306.

GUIMARÃES, A. História do ensino de espanhol no Brasil. Scientia Plena, v. 7, n. 11, p. 1-9, nov. 2011.

PARAQUETT, M. As dimensões políticas sobre o ensino da língua espanhola no Brasil: tradições e inovações. In: MOTA, K; SCHEYERL, D (orgs.). Espaços linguísticos: resistências e expansões. Salvador: EDUFBA, 2006.

SEDYCIAS, J. (org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SILVA JUNIOR, A. F. da; ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. Ausência da língua espanhola na Base Nacional Comum Curricular: quais implicações esperar? In: GERHARDT, A. F. L. M; AMORIM, M. A. (orgs.). BNCC e o ensino de línguas e literatura. Campinas, SP: Pontes, 2019a.

SILVA JUNIOR, A. F. da; ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. A docência de línguas estrangeiras e as políticas recentes para a formação inicial de professores. In: SOUZA, F. M. de; LENDL, A; COSTA JUNIOR, J. V. L da. (orgs.). Ensino de línguas na contemporaneidade: culturas, tecnologias e alteridades. São Paulo: Mentes Abertas, 2019b.

Published

August 30, 2020

How to Cite

CARVALHO, T. L. de .; JUNIOR, J. V. L. da C. . EL ESPAÑOL EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA: DESDE EL HISTÓRICO NACIONAL HASTA LAS ESPECIFICIDADES EN LAS IES DE RIO GRANDE DO NORTE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 2, p. 305–317, 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3434. Acesso em: 28 oct. 2024.

Section

Artigos