LETRAMENTO DE DADOS E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM LINGUAGEM

Autores

  • Rodrigo Esteves de Lima-Lopes Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Departamento  de Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem,Universidade Estadual de Campinas/CNPq https://orcid.org/0000-0003-3681-1553

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021649
Palavras-chave: Letramento Científico, Internet e Cidadania

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições que um modelo baseado no Letramento de Dados pode trazer para o Letramento Científico no contexto das ciências da linguagem, especialmente a Linguística Aplicada. Discute-se inicialmente a necessidade e justificativa de um projeto desta natureza, o qual reconhece o crescente papel que os dados têm alcançado em nossa sociedade. Parte-se então para uma discussão sobre os processos hegemônicos na tecnologia, com especial foco no extrativismo de dados e capitalismo de vigilância. Segue-se uma discussão sobre o letramento de dados, com especial atenção as possibilidades de resistência por ele oferecido. Reflete-se, por fim, sobre as transformações em termos de paradigma que seriam trazidos pela aplicação de um modelo de Letramento de Dados ao contexto da LA.

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Publicado em

10 de junho de 2023

Como Citar

LIMA-LOPES, R. E. de . LETRAMENTO DE DADOS E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM LINGUAGEM. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 62–81, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8021649. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/613. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Dossiê