v. 23 n. 1 (2023): LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Este número da Revista Leia Escola resulta das ações empreendidas no I Encontro - Letramento Científico na Educação Básica, (Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Letramento científico e meios digitais na escola: uma pesquisa colaborativa com foco na formação docente”, sob a responsabilidade de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLE/UFCG e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UFCG.) evento acadêmico online, realizado em 27 de maio de 2022, que teve como objetivo contribuir com discussões acerca do letramento científico, priorizando a formação docente e suas relações com as práticas de educação científica na escola básica. Em relação ao alcance do objetivo proposto o evento foi profícuo, na medida em que propiciou a socialização da discussão sobre (1) ciência e divulgação científica e o papel desta de possibilitar a prática democrática de evidenciar conhecimento científico para o público não especializado, de forma ativa e participativa; (2) o trabalho com a divulgação científica em sala de aula de Língua Portuguesa, a partir da discussão sobre o papel da linguagem, em especial dos gêneros textuais, nessa tarefa. Entretanto, a pouca participação de professores da Educação Básica neste evento evidenciou o distanciamento, e por consequência, o desconhecimento do tema por parte desse público-alvo, tornando-se necessárias iniciativas com vista ao estreitamento da interlocução entre a instância formadora e a de ensino. A inserção do tema como objeto de ensino em componentes curriculares, como os Estágios Supervisionados, nos cursos de Pedagogia e Letras, parece ser o caminho mais curto para envolver licenciandos, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio nessa discussão. Com o objetivo de dar visibilidade às temáticas tratadas no evento assumimos, então, o compromisso para ancorar o dossiê do número 1 de 2023, da revista Leia Escola. O foco na formação docente e suas relações com as práticas de educação científica na Escola Básica coaduna-se com um dos eixos da revista, que é o de refletir sobre ensino de línguas e formação docente.