v. 23 n. 1 (2023): LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

					Visualizar v. 23 n. 1 (2023): LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Este número da Revista Leia Escola resulta das ações empreendidas no I Encontro - Letramento Científico na Educação Básica, (Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Letramento científico e meios digitais na escola: uma pesquisa colaborativa com foco na formação docente”, sob a responsabilidade de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLE/UFCG e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UFCG.) evento acadêmico online, realizado em 27 de maio de 2022, que teve como objetivo contribuir com discussões acerca do letramento científico, priorizando a formação docente e suas relações com as práticas de educação científica na escola básica. Em relação ao alcance do objetivo proposto o evento foi profícuo, na medida em que propiciou a socialização da discussão sobre (1) ciência e divulgação científica e o papel desta de possibilitar a prática democrática de evidenciar conhecimento científico para o público não especializado, de forma ativa e participativa; (2) o trabalho com a divulgação científica em sala de aula de Língua Portuguesa, a partir da discussão sobre o papel da linguagem, em especial dos gêneros textuais, nessa tarefa. Entretanto, a pouca participação de professores da Educação Básica neste evento evidenciou o distanciamento, e por consequência, o desconhecimento do tema por parte desse público-alvo, tornando-se necessárias iniciativas com vista ao estreitamento da interlocução entre a instância formadora e a de ensino. A inserção do tema como objeto de ensino em componentes curriculares, como os Estágios Supervisionados, nos cursos de Pedagogia e Letras, parece ser o caminho mais curto para envolver licenciandos, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio nessa discussão. Com o objetivo de dar visibilidade às temáticas tratadas no evento assumimos, então, o compromisso para ancorar o dossiê do número 1 de 2023, da revista Leia Escola. O foco na formação docente e suas relações com as práticas de educação científica na Escola Básica coaduna-se com um dos eixos da revista, que é o de refletir sobre ensino de línguas e formação docente.  

Publicado em: 28 de abril de 2023

Apresentação

  • LETRAMENTO CIENTÍFICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Roziane Marinho Ribeiro
    06-12
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8020918

Dossiê

  • LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PRÁTICA DE (TRANS)FORMAÇÃO UM ESTUDO A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA (ARTPC)

    Lucas Campos Borges, Sostenes Lima
    13-31
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021554
  • GÊNERO REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE

    Ana Vitória Silva de Farias Silva, Alachermam Bradylla Sales
    32-45
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021617
  • ANÁLISE DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA LEITURA

    Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Reinaldo Luiz da Silva Junior
    46-61
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021633
  • LETRAMENTO DE DADOS E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM LINGUAGEM

    Rodrigo Esteves de Lima-Lopes
    62-81
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021649
  • FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO PRÁTICAS COM ARTIGOS, NOTÍCIAS DE DIVULGAÇÃO E PODCASTS

    Tânia Guedes Magalhães
    82-102
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021665
  • DESAFIOS DO TRABALHO COLABORATIVO NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIENTÍFICA

    Wagner Rodrigues Silva, Susanna Soares Santos , Kiahra Antonella
    103-127
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021677
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL CONCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES

    Roziane Marinho Ribeiro, Verônica de Souza Fragoso
    128-141
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021701
  • PROGRAMA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO MODELO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA

    Mayara Duarte da Silva , Tânia Suely Azevedo Brasileiro
    142-158
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021721
  • OS NÍVEIS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Nathalie Suelen do Amaral Gonçalves, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho
    159-173
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021754
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO, MULTILETRAMENTOS E DEFICIÊNCIA VISUAL REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO DO GÊNERO MEME

    Marcele Maria Ferreira Lopes , Valéria da Silva Vieira
    174-197
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8022097
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE RECURSOS IMAGÉTICOS E PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Leandro Antônio de Oliveira, Nilma Soares da Silva
    198-217
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8022106

Entrevista

  • SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS COM EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN

    Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Roziane Marinho Ribeiro
    218-227
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8022109