PROGRAMA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO MODELO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA

Autores

  • Mayara Duarte da Silva Programa Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento Instituto de Biodiversidade e Floresta - Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0000-0002-2568-2816
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Programa Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento Instituto de Ciências da Educação - Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0000-0002-8423-4466

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021721
Palavras-chave: Educação Científica, Ensino interdisciplinar, Relação Universidade-escola, Sutentabilidade, Amazônia

Resumo

 A necessidade de introduzir ou melhorar a educação científica desde a formação escolar é reconhecida nos países socioeconomicamente desenvolvidos, os quais priorizam a qualidade da educação dos seus cidadãos e dedicam máxima atenção às carreiras de natureza científica e tecnológica. No Brasil, ainda não possuímos uma tradição consistente de educação em ciências, o que repercute na luta para superação das desigualdades educacionais. O objetivo desse artigo é analisar a importância da educação científica a partir da óptica do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), uma inciativa de Letramento Científico para a educação básica e superior em um município da Amazônia brasileira. Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa descritiva. O PAI se constitui como modelo de interlocução entre a Universidade e a Escola, empenhado em diminuir distâncias entre as duas realidades e garantir difusão plena do método científico. No contexto amazônico torna-se um referencial de educação científica com potencial para ser replicado em outros municípios.

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Publicado em

10 de junho de 2023

Como Citar

SILVA , M. D. da .; BRASILEIRO , T. S. A. . PROGRAMA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO MODELO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 142–158, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8021721. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/729. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê