FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO
PRÁTICAS COM ARTIGOS, NOTÍCIAS DE DIVULGAÇÃO E PODCASTS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8021665Resumo
Neste artigo, apresentamos duas experiências de formação docente no viés do letramento científico, desenvolvidas com graduandos em Letras de uma universidade pública. As experiências envolveram atividades de produção de pesquisa no contexto escolar, com foco na escrita de artigos, leitura de artigos científicos sobre o ensino de Língua Portuguesa e produção de notícias de divulgação científica e podcasts para popularização dos resultados. Baseamo-nos em perspectivas teórico-metodológicas que concebem leitura e escrita como práticas sociais; além disso, enfatizamos a importância dos gêneros textuais como mediadores das atividades de linguagem. Os resultados mostram que as experiências permitiram aos graduandos se inserirem em efetiva prática de pesquisa na escola básica; além disso, a ação de divulgação científica promoveu consciência sobre o campo do Ensino de Língua Portuguesa como área legítima de pesquisa cientifica, além de maior aproximação com o aparato teórico-metodológico deste campo.
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