FORMAÇÃO DOCENTE PELA EXPERIÊNCIA:

AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO TUTORIAL EM VÍDEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580069
Palavras-chave: Formação de professores, Gêneros orais, Tutorial em vídeo, Ensino

Resumo

Neste trabalho, analisamos as capacidades de linguagem desenvolvidas por professoras na produção do gênero tutorial em vídeo, envolvidas em uma pesquisa mais ampla, da qual trazemos um recorte neste artigo. Como aporte teórico-metodológico, discutirmos questões sobre oralidade, gêneros orais e ensino, a partir de diferentes concepções teóricas. O corpus para este trabalho foi constituído com dois tutoriais em vídeo, os quais foram base para a análise das capacidades de linguagem desenvolvidas, considerando as produções inicial e final de duas cursistas. Os dados mostram que, na produção do tutorial em vídeo, as docentes desenvolveram variadas capacidades de linguagem. Verificamos também o surgimento de capacidades específicas do gênero tutorial – relativas a características próprias do Youtube – e dos gêneros orais – relacionadas aos elementos não linguísticos. Compreendemos que a formação docente “para” e “pela” linguagem constitui uma educação linguística reflexiva, uma vez que emergiram discussões profícuas acerca do ensino de gêneros orais na educação básica.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele de Oliveira Barbosa, Rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela mesma instituição (2004), mestrado em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), também pela UFJF (2015) e doutorado em Educação, na área de Linguagem, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023). Atua na Rede Municipal de Educação, em Juiz de Fora - MG, como professora de Língua Portuguesa. Membro do Grupo de Pesquisa LEPS (Linguagem, Ensino e Práticas Sociais), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

É doutora em Letras - Estudos Linguísticos (UFF) e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "Linguagens, culturas e saberes". É líder do Grupo de pesquisa "Linguagem, Ensino e Práticas sociais" e uma das coordenadoras do LABOR - Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada, Ensino de Língua Portuguesa e Formação de professores.

Referências

.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

BARBOSA, G. de O.; MAGALHÃES, T. G. FORMAÇÃO DOCENTE PELA EXPERIÊNCIA: : AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO TUTORIAL EM VÍDEO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 22–43, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580069. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3977. Acesso em: 8 jan. 2025.

Seção

Dossiê