ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM JOGO DIGITAL EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14173451Resumo
O presente artigo, situado no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo analisar o tratamento teórico-metodológico presente em um jogo digital educacional de ensino de Língua Portuguesa, desenvolvido para um curso de extensão promovido pelo Programa de Pós-Graduação X. Realizamos uma pesquisa qualitativa e documental de inspiração netnográfica, baseada na seguinte pergunta de pesquisa: que tratamento teórico-metodológico é concedido ao gênero discursivo tirinha e ao fenômeno sintático correlação em um jogo digital educacional – Kahoot? Para responder a essa pergunta, nosso objetivo geral foi explicar o tratamento teórico e metodológico conferido ao gênero discursivo tirinha e ao fenômeno sintático correlação em um jogo digital educacional – Kahoot. Especificamente, objetivamos (1) examinar a articulação dos objetos tirinha e correlação a partir de questões de jogo digital educacional e (2) caracterizar abordagens metodológicas de tirinha e correlação a partir de questões de jogo digital educacional. Concluímos que, dependendo da abordagem adotada, o jogo digital pode ensinar a língua de maneira analítica ou estritamente gramatical, sendo possível articular o uso de gêneros discursivos mediante três abordagens: explicativa, comutativa e conceitual.
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