ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM JOGO DIGITAL EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14173451
Palavras-chave: Jogos digitais educacionais, Análise linguística, Abordagem te´órico-metodológica, tirinha, correlação

Resumo

O presente artigo, situado no campo da Linguística Aplicada, tem como objetivo analisar o tratamento teórico-metodológico presente em um jogo digital educacional de ensino de Língua Portuguesa, desenvolvido para um curso de extensão promovido pelo Programa de Pós-Graduação X. Realizamos uma pesquisa qualitativa e documental de inspiração netnográfica, baseada na seguinte pergunta de pesquisa: que tratamento teórico-metodológico é concedido ao gênero discursivo tirinha e ao fenômeno sintático correlação em um jogo digital educacional – Kahoot? Para responder a essa pergunta, nosso objetivo geral foi explicar o tratamento teórico e metodológico conferido ao gênero discursivo tirinha e ao fenômeno sintático correlação em um jogo digital educacional – Kahoot. Especificamente, objetivamos (1) examinar a articulação dos objetos tirinha e correlação a partir de questões de jogo digital educacional e (2) caracterizar abordagens metodológicas de tirinha e correlação a partir de questões de jogo digital educacional. Concluímos que, dependendo da abordagem adotada, o jogo digital pode ensinar a língua de maneira analítica ou estritamente gramatical, sendo possível articular o uso de gêneros discursivos mediante três abordagens: explicativa, comutativa e conceitual.

 

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Biografia do Autor

João Vitor Bezerra Laurentino, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Formado em Letras - Português pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Professor permanente de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB).

João Marcos de Sousa Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando do curso de licenciatura em Letras — Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atualmente membro do grupo Programa de Educação Tutorial em Letras (PET-LETRAS/UFCG) desenvolvendo atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Gabriel Nicolau de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando do curso de licenciatura em Letras — Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atualmente membro do grupo Programa de Educação Tutorial em Letras (PET-LETRAS/UFCG) desenvolvendo atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão.

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Publicado em

16 de novembro de 2024

Como Citar

LAURENTINO, J. V. B.; DE SOUSA RODRIGUES, J. M.; NICOLAU DE SOUZA, G. ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM JOGO DIGITAL EDUCACIONAL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 210–235, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14173451. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3285. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo