ENSINO DE SINTAXE EM VIDEOAULAS PARA EXAMES DE LARGA ESCALA

Autores

  • João Vitor Bezerra Laurentino Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Williany Miranda Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palavras-chave: Videoaulas. Sintaxe. Paradigmas de ensino.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a abordagem teórico-metodológica de conteúdos de sintaxe veiculados em videoaulas destinadas a exames de larga escala. Para tanto, considerou dois objetivos específicos: identificar os conteúdos de sintaxe presentes em videoaulas de sites para exames de larga escala e analisar o tratamento teórico-metodológico concedido a esses conteúdo na videoaula. Metodologicamente, utilizamos a netnografia e a análise
documental. O corpus é constituído por videoaulas de três sites: Canal do Ensino (https://canaldoensino.com.br); Ensino Médio Digital
(https://ensinomediodigital.fgv.br) e Me Salva (https://www.mesalva.com). Sobre os conteúdos de sintaxe, percebemos que parte das videoaulas apresentou traços mais conservadores, predominando uma abordagem centrada na gramática normativa. Outra parcela unia a perspectiva normativa à linguística moderna. As videoaulas conservadoras sinalizaram indícios do paradigma tradicional e as conciliadoras
revelam oscilação paradigmática.

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Publicado em

30 de agosto de 2021

Como Citar

LAURENTINO, J. V. B.; SILVA, W. M. ENSINO DE SINTAXE EM VIDEOAULAS PARA EXAMES DE LARGA ESCALA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 2, p. 119–138, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4568. Acesso em: 8 abr. 2025.

Seção

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