RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA

DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10529382
Palavras-chave: Língua Inglesa, Educação Antirracista, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Letramento Racial Crítico, Formação de Professores

Resumo

Este estudo segue o paradigma qualitativo de pesquisa de modalidade pesquisa-ação colaborativa (PIMENTA, 2005). Ancorado nas pesquisas em Linguística Aplicada, este artigo pretende compreender de que forma uma professora de Língua Inglesa (LI) em serviço (des)constrói conhecimento docente sobre Educação Antirracista a partir do planejamento e regência de práticas de Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2012; 2014). O corpus é constituído por notas de campo e uma narrativa escrita. Os participantes são uma professora da rede pública de ensino de Minas Gerais e três turmas do Ensino Médio.  Os dizeres da professora apontam para a (des)construção de conhecimento docente sobre a importância da contextualização sócio-histórica de práticas antirracistas nas aulas de LI e do uso de vocabulário específico da luta antirracista nessas aulas. A investigação sugere a pesquisa-ação colaborativa como uma importante metodologia para formação antirracista de professores em serviço já que permite diálogos intensos e colaborativos entre a escola e a universidade.

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Biografia do Autor

Vanderlice dos Santos Andrade Sól, Universidade Federal de Ouro Preto

Docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

GONZAGA, M. C. F.; SÓL, V. dos S. A. RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA: DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 19–36, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10529382. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/744. Acesso em: 29 abr. 2024.

Seção

Fluxo contínuo