ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

UMA ANÁLISE DOS ARTICULADORES DISCURSIVO-ARGUMENTATIVOS NO GÊNERO DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14580151
Palavras-chave: Linguística Textual., Oralidade., Debate Regrado., Articuladores Discursivo-Argumentativos.

Resumo

Considerando a importância dos gêneros orais para o ensino de Língua Portuguesa, o presente trabalho visa analisar o uso dos articuladores discursivo-argumentativos utilizados no gênero debate no contexto de sala de aula. Para tanto, buscou-se ancoragem nas contribuições teóricas de Aquino (2015), Bakhtin (1997), BNCC (2018), Carvalho e Ferrarezi (2018), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Fávero, Andrade e Aquino (2012), Fávero e Koch (2012), Koch (2003; 2009; 2015), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2003; 2008; 2010; 2012), PCNs (1998), entre outros. A metodologia utilizada envolve uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-interpretativista, tendo por base Flick (2009). O corpus de análise foi constituído a partir da transcrição do gênero debate regrado, desenvolvido em uma escola da rede pública do interior de Alagoas. Os resultados da pesquisa demonstraram que os estudantes conseguiram fazer um uso adequado dos articuladores discursivo-argumentativos, garantindo a fluidez textual e a orientação argumentativa do texto oral. 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Oliveira Espíndola, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

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Publicado em

30 de dezembro de 2024

Como Citar

ESPÍNDOLA, A.; SANTOS, M. ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS ARTICULADORES DISCURSIVO-ARGUMENTATIVOS NO GÊNERO DEBATE . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 3, p. 189–207, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14580151. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3046. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê

Dados de financiamento