ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
UMA ANÁLISE DOS ARTICULADORES DISCURSIVO-ARGUMENTATIVOS NO GÊNERO DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580151Resumo
Considerando a importância dos gêneros orais para o ensino de Língua Portuguesa, o presente trabalho visa analisar o uso dos articuladores discursivo-argumentativos utilizados no gênero debate no contexto de sala de aula. Para tanto, buscou-se ancoragem nas contribuições teóricas de Aquino (2015), Bakhtin (1997), BNCC (2018), Carvalho e Ferrarezi (2018), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Fávero, Andrade e Aquino (2012), Fávero e Koch (2012), Koch (2003; 2009; 2015), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2003; 2008; 2010; 2012), PCNs (1998), entre outros. A metodologia utilizada envolve uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-interpretativista, tendo por base Flick (2009). O corpus de análise foi constituído a partir da transcrição do gênero debate regrado, desenvolvido em uma escola da rede pública do interior de Alagoas. Os resultados da pesquisa demonstraram que os estudantes conseguiram fazer um uso adequado dos articuladores discursivo-argumentativos, garantindo a fluidez textual e a orientação argumentativa do texto oral.
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