LINGUAGEM, TECNOLOGIA E PRÁXIS NO AEE
MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6488Palavras-chave:
AEE., Formação docente., Cultura digital., Linguagem., Mediação.Resumo
Este artigo discute as implicações do uso das tecnologias digitais no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com ênfase na formação docente e na linguagem como mediação pedagógica. A partir da prática educativa, analisam-se os efeitos da cultura digital sobre o cotidiano escolar, em especial nas relações de ensino com estudantes com necessidades específicas. Evidencia-se como os discursos de inovação e eficiência têm reconfigurado sentidos da docência, reduzindo-a, por vezes, a uma dimensão técnica. A pesquisa é descritiva, fundamentada em experiências vividas por professores da educação básica. Compreende-se a tecnologia como produção social, atravessada por contradições que exigem posicionamentos éticos e políticos. O artigo defende a valorização da mediação crítica como eixo da prática pedagógica no AEE, compreendendo-o como campo de criação de sentido, resistência e emancipação. Ao articular linguagem, formação e tecnologia, reafirma-se a urgência de práticas educativas comprometidas com a escuta, a inclusão e a transformação coletiva.
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