LINGUAGEM, TECNOLOGIA E PRÁXIS NO AEE

MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6488

Palabras clave:

AEE., Formação docente., Cultura digital., Linguagem., Mediação.

Resumen

Este artigo discute as implicações do uso das tecnologias digitais no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com ênfase na formação docente e na linguagem como mediação pedagógica. A partir da prática educativa, analisam-se os efeitos da cultura digital sobre o cotidiano escolar, em especial nas relações de ensino com estudantes com necessidades específicas. Evidencia-se como os discursos de inovação e eficiência têm reconfigurado sentidos da docência, reduzindo-a, por vezes, a uma dimensão técnica. A pesquisa é descritiva, fundamentada em experiências vividas por professores da educação básica. Compreende-se a tecnologia como produção social, atravessada por contradições que exigem posicionamentos éticos e políticos. O artigo defende a valorização da mediação crítica como eixo da prática pedagógica no AEE, compreendendo-o como campo de criação de sentido, resistência e emancipação. Ao articular linguagem, formação e tecnologia, reafirma-se a urgência de práticas educativas comprometidas com a escuta, a inclusão e a transformação coletiva.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALENCAR, Anderson Fernandes de. O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia: traçando novas perspectivas. V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, Pernambuco. 2005. Anais. Disponível em: https://docplayer.com.br/16407780-O-pensamento-de-paulo-freire-sobre-a-tecnologia-tracando-novas-perspectivas.html. Acesso em 24 de jul. de 2023.

BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2011.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Perspectiva, v. 33, n. 2, p. 499-521, 2015.

CASTRO, S. F. A.; MILL, D.; COSTA, R. A. O. Apontamentos sobre a mediação pedagógica na cultura digital: uma breve revisão de literatura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 10., 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2021. p. 1-10. Disponível em: <https://cbie.sbc.org.br/wp-content/uploads/2021/10/Artigo_10.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_________ Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

MORAN, José. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. Instituto Federal da Paraíba, 2018. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/. Acesso em julho de 2023.

OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação em Questão, v. 60, n. 64, 2022.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2003.

Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23 CIBERCULTURA. Alguns pontos para compreender a nossa época."

LAPA, Andrea Brandão Lapa; LACERDA, Andreson Lopes; COELHO, Isabel Colussi. A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Inclusão Social, Brasília, v. 10, n. 1, p. 19-32, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170. Acesso em: 15 abr. 2023.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação." Campinas: Unicamp (1993)

Publicado

2025-11-18

Cómo citar

SANTOS, Estevão Barbosa dos; MARQUES, Vania Cristina. LINGUAGEM, TECNOLOGIA E PRÁXIS NO AEE: MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 26–42, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6488. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6488. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.