ANÁLISE DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021633
Palavras-chave: Divulgação científica, Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

A divulgação científica tem recebido atenção no ensino de língua visando o letramento científico do aluno. Partindo do pressuposto de que é papel da escola básica proporcionar oportunidades para a discussão sobre o assunto e sobre o papel da linguagem nessa tarefa, o presente artigo pretende: a) analisar as marcas contextuais e textuais de uma reportagem de divulgação científica; b) propor a modelização didática de um exemplar desse gênero; c) relacionar a proposta didática construída com as orientações prescritas na BNCC. Os aportes teóricos provêm de dois campos: o primeiro envolve reflexões acerca da cultura/letramento científico e seus desdobramentos na sociedade (VOGT, 2003; ROJO, 2008); o segundo compreende as reflexões sobre análise e didatização de gêneros textuais na perspectiva interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; MACHADO, 2005), contemplando uma metodologia descendente. Os resultados da análise da reportagem selecionada, bem como a proposta de atividades didáticas de leitura se aproximam das orientações oficias prescritas na BNCC.

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Biografia do Autor

Maria Augusta de Macedo Reinaldo , Universidade Federal de Campina Grande

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino

Reinaldo Luiz da Silva Junior , Universidade Federal de Campina Grande

Discente de Graduação em Letras- Língua Portuguesa

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Publicado em

10 de junho de 2023

Como Citar

REINALDO , M. A. de M. .; SILVA JUNIOR , R. L. da. ANÁLISE DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA LEITURA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 46–61, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8021633. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/527. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Dossiê