LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

CONCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8021701
Palavras-chave: Letramento Científico, Ensino Fundamental, Agente de Letramento

Resumo

Neste artigo, apresentamos reflexões sobre a atuação docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que tange à construção de uma prática de leitura e de compreensão de conhecimentos advindos da instância científica, à qual se pode denominar de letramento científico. Para isso, tomamos como base resultados de uma pesquisa que pretendia verificar que concepções de letramento científico e que ações didáticas foram demonstradas por professores desse nível de ensino, ao se referirem a esse fenômeno. Os dados, apresentados neste trabalho, forma gerados com a aplicação de um questionário a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas do estado da Paraíba , em 2020. A análise está amparada na perspectiva socioantropológica e no Interacionismo Sociodiscursivo para compreensão de letramento científico (STREET, 2014; BRONCKART, 2008), assim como nas implicações para seu tratamento didático como objeto de ensino ou de formação (MOTTA-ROTH, 2012; KLEIMAN, 2006; SILVA, 2016; BORTONI-RICARDO, 2018; MAGALHÃES E CRISTOVÃO, 2018). Os resultados revelam a predominância de duas concepções de letramento científico, quais sejam, como aquisição/domínio de informações/conceitos científicos e como práticas de cientificidade, além de evidências de uma postura ou de um perfil que estaria em um movimento de construção de um agente de letramento científico.

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Publicado em

10 de junho de 2023

Como Citar

RIBEIRO, R. M. .; FRAGOSO , V. de S. . LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 1, p. 128–141, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8021701. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/728. Acesso em: 5 nov. 2024.

Seção

Dossiê