O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS

UMA LEITURA DO LIVRO AMORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13619627
Palavras-chave: Literatura Infantil., Crianças Negras, Amoras., Maiorias Minorizadas,, Relações Étnico-Raciais.

Resumo

O presente artigo busca refletir acerca do papel da literatura infantil na formação da subjetividade e identidade de crianças pretas, amparado pela leitura do livro Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo, descritivo, exploratório, a partir da revisão bibliográfica.  Por meio da interdisciplinaridade entre psicologia e literatura, o artigo apresenta a importância do acesso à produções literárias de temática afrocentrada durante o processo de desenvolvimento e subjetivação de crianças negras, como forma de promover uma visão e percepção de si mesmos desprendida de estereótipos. Este artigo será embasado epistemologicamente no campo das relações étnico-raciais, nos estudos sobre infâncias e literatura infantil, e das perspectivas interdisciplinares de construção de conhecimento. Por fim, a partir da discussão teórica e da reflexão acerca da obra Amoras, conclui-se a importância de expor as crianças à referenciais étnico-raciais positivos, considerando que a construção de subjetividade das mesmas está atrelada aos referenciais teóricos que as rodeiam, para assim promover identificação e empoderamento de crianças pretas propiciando uma constituição subjetiva de amor à própria figura.

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Biografia do Autor

Beatriz Sousa Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro é doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e Graduada em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga Clínica e Supervisora.

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

GOMES, B.; CHAVEIRO, M. . O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS: UMA LEITURA DO LIVRO AMORAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 189–205, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13619627. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2222. Acesso em: 9 nov. 2024.

Seção

Dossiê