O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE DE CRIANÇAS PRETAS
UMA LEITURA DO LIVRO AMORAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13619627Abstract
O presente artigo busca refletir acerca do papel da literatura infantil na formação da subjetividade e identidade de crianças pretas, amparado pela leitura do livro Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo, descritivo, exploratório, a partir da revisão bibliográfica. Por meio da interdisciplinaridade entre psicologia e literatura, o artigo apresenta a importância do acesso à produções literárias de temática afrocentrada durante o processo de desenvolvimento e subjetivação de crianças negras, como forma de promover uma visão e percepção de si mesmos desprendida de estereótipos. Este artigo será embasado epistemologicamente no campo das relações étnico-raciais, nos estudos sobre infâncias e literatura infantil, e das perspectivas interdisciplinares de construção de conhecimento. Por fim, a partir da discussão teórica e da reflexão acerca da obra Amoras, conclui-se a importância de expor as crianças à referenciais étnico-raciais positivos, considerando que a construção de subjetividade das mesmas está atrelada aos referenciais teóricos que as rodeiam, para assim promover identificação e empoderamento de crianças pretas propiciando uma constituição subjetiva de amor à própria figura.
Downloads
References
ALMEIDA, D. S. Maioria minorizada. Revista Espaço Acadêmico, v. 21, n. 230, p. 393-395, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60030/751375152650
ALMEIDA, S.. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BRASIL, Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm
Chaveiro, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa. Cabelos Crespos em Movimento(s): Infância e Relações Étnico-Raciais. Florianópolis, 2020. Tese (doutorado) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216697
DOS SANTOS PEREIRA, S.; DO NASCIMENTO, I. S. Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 481-496, 2020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11440/114115319
ELESBÃO, J.. RESENHA: Livro Amoras, do Emicida. Associação dos Livros Para a Vida, 2020. Disponível em: https://www.alpv.org.br/wp/resenha-livro-amoras-do-emicida/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA7OqrBhD9ARIsAK3UXh3WxDQegzdmQls-56eYyg3W5ijAjAcCT8u8onI6yrC-UnGuHSTLFvAaAlqrEALw_wcB. Acesso em: 15/12/2023.
EMICIDA. Amoras. Ilustrações de Aldo Fabrini. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.
EMICIDA. Página oficial, [s.d.]. Conheça. Disponível em: https://emicida.com.br/conheca?lang=ptbr . Acesso em: 15/12/2023
EMICIDA. Por quê o Emicida fez um livro infantil?. Youtube, 26 set. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3czQelua5nA&list=RD3czQelua5nA. Acesso em: 15/12/2023
FRIGOTTO, G. Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Revista Centro de Educação e Letras, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143/3188
GOMES, N. L. Educação e identidade negra. Aletria: revista de estudos de literatura, v. 9, p. 38-47, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912/14702
MARQUES, J. de L. M.; SADER, Letícia Takano; CHOTOLLI, Wesley Piante. O PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL AMORAS, DE EMICIDA: CAMINHO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS. Revista GESTO-Debate, v. 6, n. 01-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17533/12050
MENEZES, V. B. de. O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras. 2017. Disponível em: https://www.repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/632/1/2017_mono_vmenezes.pdf
NOGUEIRA, S. Intolerância religiosa. Pólen Produção Editorial LTDA, 2020.
NUNES, A. C. F.; PEREIRA, E. E. BATISTA, L. R. Empoderamento e representatividade na animação Zarafa: a importância de narrativas diversificadas para crianças negras. In: Cinema Negro, p. 89-96, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Douglas-Pestana-Dos-Santos/publication/375864941_cinema_negro_D'Africa_a_Diaspora_o_pensamento_antirracista_de_Kabengele_Munanga/links/656001fcb86a1d521b030450/cinema-negro-DAfrica-a-Diaspora-o-pensamento-antirracista-de-Kabengele-Munanga.pdf#page=89
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina1. In: A Colonialidade do Saber: etnocentrismo e ciências sociais–Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107-126, 2005.
QUIJANO, A. Notas sobre a questão da identidade e nação no Peru. Estudos Avançados, v. 6, p. 73-80, 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?format=pdf&lang=pt
RAMMINGER, T.; NARDI, H. C. Subjetividade e trabalho: algumas contribuições conceituais de Michel Foucault. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, p. 339-346, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/TWmLd3QBXGJTG6NvtBv7bvj/?format=pdf&lang=pt
SOARES, M. A. da S. .; TAVARES, M. .; NASCIMENTO , J. C. M. do . RELAÇÕES DE CONTRAPONTO ENTRE TEXTO VERBAL E ILUSTRAÇÕES EM AMORAS (2018) DE EMICIDA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 39–55, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8412299. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1056. Acesso em: 8 dez. 2023.
SANTIAGO, F. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, v. 31, p. 129-153, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/DgFvJxgwpkcw7J8748FVVbt/?format=pdf&lang=pt
SOUZA, N. S. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Leia Escola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.