RELAÇÕES DE CONTRAPONTO ENTRE TEXTO VERBAL E ILUSTRAÇÕES EM AMORAS (2018) DE EMICIDA

Autores

  • Maria Albenize da Silva Soares Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino - Universidade Federal de Campina
  • Márcia Tavares Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-3359-7766
  • Jane Cely Marques do Nascimento Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8412299
Palavras-chave: Livro ilustrado, Personagem negro, Emicida

Resumo

O livro ilustrado para criança pode concentrar muitas possibilidades a partir do diálogo entre o texto verbal e o visual, carregando as leituras da obra de significados, narrando ações, usando de metalinguagens visuais ou simplesmente condensando representações de perfis em personagens específicos. A partir dessa premissa, esse artigo tem como objetivo identificar, na obra Amoras (2018), de Emicida, como a relação entre texto e ilustração possui potencial para contribuir para a formação leitora da criança negra.  Para isso, consideramos os estudos de Jovino (2006), Oliveira (2010), sobre infância e variáveis da manutenção de preconceitos, encontrados na linguagem verbal e não-verbal dos livros ilustrados. No que concerne a investigação sobre as funções da ilustração para a formação leitora e identitária, retomamos Debus (2017). E ainda, sobre o diálogo entre imagem e texto nos livros ilustrados para infância, tomaremos como pressupostos as considerações de Linden (2011) e de Nikolaveja e Scott (2011) sobre as relações dialógicas entre as linguagens que estruturam o livro ilustrado.

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Publicado em

10 de setembro de 2023

Como Citar

SOARES, M. A. da S. .; TAVARES, M. .; NASCIMENTO , J. C. M. do . RELAÇÕES DE CONTRAPONTO ENTRE TEXTO VERBAL E ILUSTRAÇÕES EM AMORAS (2018) DE EMICIDA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 39–55, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8412299. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1056. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Artigos