RELAÇÕES DE CONTRAPONTO ENTRE TEXTO VERBAL E ILUSTRAÇÕES EM AMORAS (2018) DE EMICIDA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8412299Resumen
O livro ilustrado para criança pode concentrar muitas possibilidades a partir do diálogo entre o texto verbal e o visual, carregando as leituras da obra de significados, narrando ações, usando de metalinguagens visuais ou simplesmente condensando representações de perfis em personagens específicos. A partir dessa premissa, esse artigo tem como objetivo identificar, na obra Amoras (2018), de Emicida, como a relação entre texto e ilustração possui potencial para contribuir para a formação leitora da criança negra. Para isso, consideramos os estudos de Jovino (2006), Oliveira (2010), sobre infância e variáveis da manutenção de preconceitos, encontrados na linguagem verbal e não-verbal dos livros ilustrados. No que concerne a investigação sobre as funções da ilustração para a formação leitora e identitária, retomamos Debus (2017). E ainda, sobre o diálogo entre imagem e texto nos livros ilustrados para infância, tomaremos como pressupostos as considerações de Linden (2011) e de Nikolaveja e Scott (2011) sobre as relações dialógicas entre as linguagens que estruturam o livro ilustrado.
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