TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LIBRAS: INTERFACES ALTERNATIVAS PARA OUVINTES
INTERFACES ALTERNATIVAS PARA OUVINTES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16428538Palavras-chave:
Libras teaching as L2, Digital inclusion, Digital interfaces in educationResumo
No cenário contemporâneo descrito por Pierre Lévy (1999), em sua obra Cibercultura, as tecnologias digitais se destacam como interfaces transformadoras que ampliam as possibilidades de interação e inclusão social no ambiente educacional. Inspirado em suas visões, este estudo analisa o uso de tecnologias digitais como interfaces inovadoras no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para ouvintes. A pesquisa explora as potencialidades e desafios associados à aplicação dessas interfaces, avaliando seus benefícios e limitações na prática pedagógica. Além disso, reflete sobre a relevância de integrar tais recursos à formação de ouvintes, considerando aspectos comunicativos, culturais e digitais, com base em Kenski (1998); Mercado (2002) e Xavier (2019,2023). De caráter bibliográfico e qualitativo, o estudo analisa interfaces digitais como o aplicativo Librário, o aplicativo LibrasLab, o website SAELL (Sistema de Apoio aos Estudos de Libras como L2) e o canal no YouTube Min e as Mãozinhas. Apesar das fragilidades apontadas, os resultados destacam a capacidade dessas tecnologias de promover maior acessibilidade e inovação pedagógica no ensino de Libras, apontando para a necessidade de desenvolvimento de novas interfaces que ampliem os horizontes para a aprendizagem no ambiente digital, especialmente para ouvintes que desejam aprender a Libras como L2.
Palavras-crave: Ensino de Libras como L2; Inclusão Digital; Interfaces digitais no ensino.
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