2024: SELET: Semana de letras: língua, literatura e ensino

					Visualizar 2024: SELET: Semana de letras: língua, literatura e ensino

A Semana de Letras (SELET) ressurge das cinzas com o objetivo de proporcionar aos graduandos experiências importantes para a sua formação enquanto docentes. Este é um evento promovido pelo Centro Acadêmico de Letras Álvaro Luiz em parceria com a Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, contando ainda com o apoio do PET-Letras e da Revista 15 de Outubro. A SELET será realizada, presencialmente, nas dependências da UFCG, de 21 a 24 de maio de 2024, e promoverá mesas-redondas, minicursos, oficinas e grupos de trabalho. Serão contemplados temas relacionados à formação inicial e continuada dos profissionais de Letras. Ressalta-se que tal evento costuma ser uma oportunidade para integração, debate e ampliação do letramento acadêmico dos graduandos que podem participar das diversas atividades, entre elas a apresentação de comunicação em grupo de trabalho e a publicação de artigo em Anais. Além disso, é uma opção de formação continuada para os profissionais de Letras.

Publicado: 27-07-2025

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO SELET 2024

    José Hélder Pinheiro Alves, Milene Bazarim
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16426228

Artigos

  • A AÇÃO DOCENTE E AS INFLUÊNCIAS DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS

    Daiane Silva
    5-15
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16426741
  • CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL EM CURSO DE EXTENSÃO UM ESTUDO DE CASO EM LINGUÍSTICA APLICADA

    Thaíne Brasiliano de Araújo, Milene Bazarim
    16-36
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16427121
  • LETRAMENTO CRÍTICO E MULTIMODALIDADE: O USO DA LÍNGUA INGLESA NA ANÁLISE DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SOBRE GENDER EQUALITY NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    Lilian Bezerra, Maria Araújo, Rayanne Silva
    37-48
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16427455
  • PARADIGMAS DE ENSINO SUBJACENTES À PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO (EM) UM ESTUDO DE CASO

    Nathalia Souza
    49-61
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16427744
  • RESPEITE MINHA FALA QUE CONSIDERO A SUA ESCRITA: A MITOLOGIA DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ENQUANTO PROPAGADORA DE ESTIGMAS SOCIAIS E POLÍTICOS

    Taynah de Lima Vidal, Cassiene Raissa da Silva Camilo, Luciene Maria Patriota
    62-71
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16430611
  • TIMBRES DESCONHECIDOS EM FALAS SILENCIADAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR COM O CONTO “VOZ” DE JARID ARRAES

    Cassiene Raissa da Silva Camilo, Tassia Tavares de Oliveira
    72-82
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16427759
  • Sintaxe em Foco Um Estudo dos Sintagmas Mais Recorrentes na Oralidade do Inglês Afro-Americano

    Caroline Barbosa, Prof. Dr. Cleydstone Chaves dos Santos
    83-97
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16428281
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LIBRAS: INTERFACES ALTERNATIVAS PARA OUVINTES INTERFACES ALTERNATIVAS PARA OUVINTES

    Emanuel da Silva
    98-113
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16428538
  • TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO PRESCRITO AO REALIZADO E (RE)FORMAÇÃO DOCENTE

    Alisson dos Santos França, Breno Andrade, Denise Lino de Araújo
    114-126
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16428788
  • Harry Potter e a pedra filosofal, uma comparação entre o livro e a adaptação

    João Bosco Dos Santos Lima
    127-145
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16429145
  • A CONCRETUDE DAS MULHERES INVISÍVEIS A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA OBRA A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO

    Vitória Taísa Bertoldo de Oliveira
    146-155
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16429422
  • A CONSTANTE VIOLÊNCIA E SOFRIMENTO DOS POVOS COLONIZADOS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE HOMEGOING, DE YAA GYASI

    Ângela Maria de Melo Araújo
    156-165
  • O EXERCÍCIO POÉTICO DO LEITOR-CRIADOR CONTEMPORÂNEO NA VIDEOPOESIA DE PATRÍCIA LINO

    Ana Clara Laurentino da Rocha, Alyere Silva Farias
    166-179
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16429776
  • PATERNIDADES PERIFÉRICAS EM O SOL NA CABEÇA, DE GEOVANI MARTINS

    Sara Lopes Almeida
    180-191
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16429861
  • POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA AULA DE ELE ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA

    Gerlania Vanessa Silva Sousa, Akyla Mayara Araujo Camelo, Denize da Silva Souza
    192-204
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16429886
  • Recepção de poemas de poetas negras no contexto educacional

    Sara Milleny Trajano Marinho, José Hélder Pinheiro Alves
    205-217
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16430170
  • SOLIDÃO E EROS: REFLEXOS DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM MEMÓRIAS DE MINHAS PUTAS TRISTES

    José Silva, Ana Catarina Silva, Inácia Soares
    218-230
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16430392
  • UM LUGAR PARA RETORNAR: UMA ANÁLISE DE HOMEGOING, DE YAA GYASI, BASEADA NAS TEORIAS PÓS COLONIALISTAS

    Rayanne Victória Costa da Silva, Raissa Allyne Nascimento Souza, Lilian Prazeres Alves Bezerra
    231-240
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.16430831