TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

DO PRESCRITO AO REALIZADO E (RE)FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16428788

Palavras-chave:

Transposição didática, currículo, experiências exitosas

Resumo

A pesquisa ora apresentada tem como objetivo analisar a transposição didática interna durante o contexto de docência pandêmica, ou seja, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim sendo, buscamos compreender quais foram os encaminhamentos didáticos realizados em práticas de linguagens consideradas como exitosas. Para tal alcance, seguimos três objetivos, a saber: (1) documentar a avaliação docente relativa a fatores propiciadores de experiências de ensino exitosas; (2) identificar os fatores que influenciaram a atuação docente e (3) relacionar as experiências de êxito ao prescrito pela Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, tivemos como aporte teórico os estudos de transposição didática interna, que é realizada pelo professor em sala de aula. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória com um procedimento de dados pela pesquisa narrativa, em que os dados foram gerados a partir de entrevistas semi-estruturadas com os professores contatados. Os resultados apontaram para diferentes maneiras cuja transposição didática interna emerge de acordo com os contextos escolares. Nesse sentido, buscou-se superar o pragmatismo conteudista da elaboração de atividades em prol do aprendizado. Concomitantemente, em realidades cujo auxílio docente inviabilizava-se pelo distanciamento social obrigatório, a literatura foi vista e trabalhada como forma de didatização e conforto. Quando reunidos on-line, as atividades buscavam o engajamento envolvendo questões culturais e sociais que despertam o interesse e a participação discente.

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Publicado

25-07-2025

Como Citar

FRANÇA, Alisson dos Santos; ANDRADE, Breno; LINO DE ARAÚJO, Denise. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: DO PRESCRITO AO REALIZADO E (RE)FORMAÇÃO DOCENTE. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 114–126, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16428788. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/5411. Acesso em: 5 dez. 2025.