TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

DO PRESCRITO AO REALIZADO E (RE)FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16428788

Palabras clave:

Transposição didática, currículo, experiências exitosas

Resumen

A pesquisa ora apresentada tem como objetivo analisar a transposição didática interna durante o contexto de docência pandêmica, ou seja, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim sendo, buscamos compreender quais foram os encaminhamentos didáticos realizados em práticas de linguagens consideradas como exitosas. Para tal alcance, seguimos três objetivos, a saber: (1) documentar a avaliação docente relativa a fatores propiciadores de experiências de ensino exitosas; (2) identificar os fatores que influenciaram a atuação docente e (3) relacionar as experiências de êxito ao prescrito pela Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, tivemos como aporte teórico os estudos de transposição didática interna, que é realizada pelo professor em sala de aula. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória com um procedimento de dados pela pesquisa narrativa, em que os dados foram gerados a partir de entrevistas semi-estruturadas com os professores contatados. Os resultados apontaram para diferentes maneiras cuja transposição didática interna emerge de acordo com os contextos escolares. Nesse sentido, buscou-se superar o pragmatismo conteudista da elaboração de atividades em prol do aprendizado. Concomitantemente, em realidades cujo auxílio docente inviabilizava-se pelo distanciamento social obrigatório, a literatura foi vista e trabalhada como forma de didatização e conforto. Quando reunidos on-line, as atividades buscavam o engajamento envolvendo questões culturais e sociais que despertam o interesse e a participação discente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

COMENIUS, J. A. Didática Magna: Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1966|.

FRANÇA, A.S.; ANDRADE, B. S.; ARAÚJO, D. L. Da prescrição à ação docente: currículos e práticas de linguagem na educação remota. Relatório Final do Projeto de Pesquisa (ANO II), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2022.

FÁVERO, A. A.; TAUCHEN, G.; SCHWANTES, L. Da transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências. Roteiro, v. 37, p. 325-342, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MELO, A. de; FLORES, J. I. R. Pesquisa narrativa: teoria, práticas e transformação. Appris, 2020.

Publicado

2025-07-25

Cómo citar

FRANÇA, Alisson dos Santos; ANDRADE, Breno; LINO DE ARAÚJO, Denise. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: DO PRESCRITO AO REALIZADO E (RE)FORMAÇÃO DOCENTE. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 114–126, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16428788. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/5411. Acesso em: 5 dic. 2025.