“QUEM É O PROFESSOR?”

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS PRÁTICAS DO PROFESSOR PARTICIPANTE DO PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8416608
Palavras-chave: representações; práticas; letramentos

Resumo

Neste artigo, realizo uma investigação inicial acerca das representações docentes aliadas aos letramentos para o trabalho e no contexto de trabalho, a partir da análise de respostas de um professor da educação básica atuante na rede estadual paraibana sobre a participação no Prêmio Mestres da Educação. Logo, objetivo (1.) compreender a representação do professor participante do Prêmio Mestres da Educação e (2.) refletir sobre a relação entre as representações evocadas pelo professor e suas ações docentes. Teoricamente, adoto como base teórica a perspectiva de Letramentos, mais especificamente, os estudos sobre letramentos para o trabalho / no contexto de trabalho do professor; além das contribuições da Teoria das Representações Sociais, concebendo as interconexões com as ideias da Linguística Aplicada, numa perspectiva de complexidade e de busca por inteligibilidade (MOITA LOPES, 2006). Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, em cuja geração de dados utilizei questionário. Como resultados, posso sinalizar que as representações do docente interferem em suas práticas, em seu letramento profissional. Com esse olhar, é possível entender o letramento docente como situado e múltiplo no agir laboral do professor, que envolve, inclusive, influências dos letramentos escolar e acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANÇADO, M. Um estudo da pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos de Linguística Aplicada, n. 23, p. 55-69, 1994.

JODELET, D. Les Représentations sociales: un domaine en expantion. In: D. Jodelet (org.), Les représentations Sociales. Paris: Press Universitary de France, 1989.

KLEIMAN, A. B. Introdução: modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercados de Letras, 1995. p. 15-61.

______. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? In: KLEIMAN, A. B. (org.). A formação do professor: perspectivas da Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 39- 68.

______. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 8, p. 409-424. 2006.

MACHADO, L. B. Representações Sociais: alguns apontamentos sobre a teoria e sua incursão no campo educacional. In: MACHADO, L. B. (Org.) Incursões e investigações em representações sociais e educação. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOSCOVICI, S. Representación Social. In: J. P. Forgas (Ed.). Social Cognition perspectives on everyday knowledge. London: Academic Press, 1981. p. 181 - 209.

OLIVEIRA, F. O. de. WERBA, G. C. Representações Sociais. In: JACQUES, M. da G. C. et al (Org.). Psicologia Social Contemporânea. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 104-117.

SIQUEIRA, S. Etnografia de sala de aula de línguas: reflexões e descobertas. In: GONÇALVES, A. V. SILVA, W. R. GÓIS, M. L. de S (Org.). Viabilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 27-52.

VIANNA, C. A. D.; SITO, L; VALSECHI, M. C; PEREIRA, S. L. M. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento Acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 27-62.

Downloads

Publicado em

26 de dezembro de 2022

Como Citar

AMORIM FERREIRA , E. C. .; LINO DE ARAÚJO, D. “QUEM É O PROFESSOR?”: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS PRÁTICAS DO PROFESSOR PARTICIPANTE DO PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 17–26, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8416608. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/312. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.