“QUEM É O PROFESSOR?”
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS PRÁTICAS DO PROFESSOR PARTICIPANTE DO PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8416608Resumen
Neste artigo, realizo uma investigação inicial acerca das representações docentes aliadas aos letramentos para o trabalho e no contexto de trabalho, a partir da análise de respostas de um professor da educação básica atuante na rede estadual paraibana sobre a participação no Prêmio Mestres da Educação. Logo, objetivo (1.) compreender a representação do professor participante do Prêmio Mestres da Educação e (2.) refletir sobre a relação entre as representações evocadas pelo professor e suas ações docentes. Teoricamente, adoto como base teórica a perspectiva de Letramentos, mais especificamente, os estudos sobre letramentos para o trabalho / no contexto de trabalho do professor; além das contribuições da Teoria das Representações Sociais, concebendo as interconexões com as ideias da Linguística Aplicada, numa perspectiva de complexidade e de busca por inteligibilidade (MOITA LOPES, 2006). Quanto à metodologia, é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, em cuja geração de dados utilizei questionário. Como resultados, posso sinalizar que as representações do docente interferem em suas práticas, em seu letramento profissional. Com esse olhar, é possível entender o letramento docente como situado e múltiplo no agir laboral do professor, que envolve, inclusive, influências dos letramentos escolar e acadêmico.
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