ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10072477
Palavras-chave: Análise linguística. Base Nacional Comum Curricular. Língua portuguesa. Práticas de linguagem.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), quanto ao ensino de língua portuguesa, procura estabelecer um diálogo com os documentos curriculares produzidos nas últimas décadas e, assim, passa a assumir também uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, em que o texto é a unidade de trabalho na definição de objetos de conhecimento e habilidades, considerando, para isso, a inter-relação entre os eixos de ensino: leitura, oralidade, escrita e Análise linguística/Semiótica. Considerando, pois, essa afirmação, este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PIC/UFRPE/UAST), a qual tem por objetivo geral investigar a prática de linguagem do eixo análise linguística/semiótica na Base Nacional Comum Curricular. Especificamente, busca-se (i) analisar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/semiótica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano); e (ii) descrever os objetos de conhecimento do eixo análise linguística/semiótica do campo de atuação na vida pública. Com base nos objetivos apresentados em (i) e (ii), propomos algumas possibilidades de atividades para o desenvolvimento dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/semiótica para o currículo de língua portuguesa. Para fundamentar a escrita deste trabalho, buscamos respaldo em estudos que abordam o ensino de língua portuguesa, a exemplo de Geraldi (1997), Mendonça (2006), bem como em documentos oficiais, a exemplo da BNCC (2018), dos PCN (1998), dentre outros. Os resultados apontam, de acordo com o que propõe a BNCC, para o trabalho com a prática de análise linguística/semiótica em que as propostas pedagógicas devam priorizar os textos, pois eles refletem ações sociais historicamente situadas, que, por meio do discurso, se materializam em textos.

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Biografia do Autor

Cleciano de Souza Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduando em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST). 

Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, Universidade Potiguar - UnP / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPgEL/UFRN

Professora Emérita da UnP. Pós-doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN).

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Publicado em

5 de novembro de 2023

Como Citar

SANTOS, M. de F. S. dos; SILVA , C. de S. .; BARBOSA DA SILVA, C. M. M. . ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 39–50, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10072477. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/856. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê