v. 2 n. 1 (2023): QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA

					Visualizar v. 2 n. 1 (2023): QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA
Publicado em: 5 de novembro de 2023

Apresentação

  • ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA HOJE

    Herbertt Neves, Lílian N. T. Melo Guimarães
    04-07
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10065228

Dossiê

  • O EMPREGO DE “O MESMO” EM REDAÇÕES MODELO ENEM: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA ALIADA AOS PRESSUPOSTOS DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

    Amanda Marchon, Giselle Coutinho, Ilana Rebello
    08-23
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10065238
  • ANÁLISE DE VÍDEOAULAS SOBRE SEMÂNTICA LEXICAL

    Paulo Cesar, Herbertt Neves
    24-38
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072456
  • ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Maria de Fátima Silva dos Santos, Cleciano de Souza Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva
    39-50
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072477
  • FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES

    Giane de Souza Agra, Herbertt Neves, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães
    51-62
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072479
  • ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS

    Andreyllson Plácido Souza Gomes, Cicero Kleandro Bezerra da Silva
    63-71
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072498
  • O NEGRO: QUE DISCURSOS SÃO VEICULADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA?

    Aliene Maria de França, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães
    72-87
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072506
  • O ENSINO INTERCULTURAL DE ESTEREÓTIPOS EM ATIVIDADES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA E DIALÓGICA PARA UMA POSIÇÃO RESPONSIVA EM SALA DE AULA.

    Guilherme Vanderlan Ferreira da Silva, Juan Gabriel de Oliveira Macedo, Samara Araújo da Silva, Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes
    88-99
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073500
  • A DESCRIPTIVE ANALYSIS OF FIGURES OF SPEECH IN THE CONTEMPORARY ANTHOLOGY “MILK AND HONEY” (2015) BY RUPI KAUR

    Amanda Borges Pereira André, Amanda Cerqueira Leite de Albuquerque, Ricardo Rios Barreto Filho
    100-112
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073513

Relato de Experiência

  • O APRENDER FAZENDO RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES POR MEIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

    Giovanna Tainara da Silva SILVA, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães
    113-123
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073526
  • TEORIA VAI, PRÁTICA VEM O ENSINO DE ORALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Renilson Gomes
    124-132
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073542