O EMPREGO DE “O MESMO” EM REDAÇÕES MODELO ENEM: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA ALIADA AOS PRESSUPOSTOS DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10065238Resumo
Este estudo se desenvolve, a partir da compreensão da importância de um trabalho linguístico que analisa a língua em uso, verificando as motivações discursivas de usos linguísticos inovadores, como a construção anafórica o mesmo (e suas variações). Assim, fundamentados nos aparatos teóricos da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, e da Linguística Funcional Centrada no Uso, partimos da hipótese de que a necessidade de um recurso diferente de coesão estimula o uso de o mesmo com função anafórica, embora as gramáticas tradicionais como Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2013) não prevejam esse uso. Nosso objetivo é, então, compreender, a partir de uma análise qualitativa, as motivações e as organizações gramaticais do emprego da construção conectora o mesmo em textos dissertativos-argumentativos modelo Enem. Propomos, portanto, estudar como a busca por uma performance, com base na projeção de um ethos (CHARAUDEAU, 2018), aliada aos processos de analogia e categorização (BYBEE, 2016), propiciam essa ocorrência linguística nesses textos produzidos em contextos altamente monitorados.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth (Org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. – 2ª.ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). ENEM Redação 1999: Módulo 06: competência IV. Brasília, 1999.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília, 2022.
BYBEE, Joan. Língua, uso e cognição. Tradução de Maria Angélica Furtado da Cunha. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. O Ethos, uma estratégia do discurso político. In: Charaudeau, Patrick, Discurso Político. Tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz – 2. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2018.
CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, Grenissa; DE PAULA, Luciane (org.). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: Edufu, 2010, p. 259-284.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, M. (org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009, p.309-326.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Coord. da equipe de trad. Ângela M. S. Corrêa; Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (orgs.) Da língua ao discurso – reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-29.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria os sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Nad-FALE-UFMG, 2001.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6a ed. – Rio de Janeiro: Lexikon, 2013
GOLDBERG, Adele. Constructions: A Construction Grammar Approach to Argument Structure. Chicago, IL: Chicago University Press, 1995.
FURTADO DA CUNHA, Angélica. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mario Eduardo (org). Manual de Linguística. 2. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; BISPO, Edvaldo Balduíno; SILVA, José Romerito. Linguística Funcional Centrada no Uso: conceitos básicos e categorias analíticas. In: CEZARIO, Maria Maura; CUNHA, Maria Angélica Furtado. (Orgs). Linguística Centrada no Uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro: Mauad x FAPERJ, 2013. Págs. 12-39.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 22.ed. Tradução de Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.
KOCH, Ingedore v.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: contexto, 2009.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
NEVES, M. H. DE M. A análise funcionalista e o estabelecimento de quadros categoriais na gramática. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, n. 1, 30 jun. 2012.
PINHEIRO, Diogo; FERRARI, Lilian. Linguística funcional, linguística cognitiva e gramática de construções: mapeando o campo das abordagens cognitivo-funcionais. Revista Linguística, v 16, Número Especial Comemorativo, 2020, p. 595-621. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/21492. Acesso em: 28 jul 2023.
ROSÁRIO, I. C. (Org.). Introdução à Linguística Funcional Centrada no Uso: Teoria, Método e Aplicação. Niterói: EdUFF, 2022.
ROSÁRIO, Ivo da Costa; OLIVEIRA, Mariangela Rios de. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. Alfa Revista de Linguística, v. 60, n.2, 2016, p. 233-259. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8007. Acesso em: 28 jul 2023.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.