O EMPREGO DE “O MESMO” EM REDAÇÕES MODELO ENEM: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA ALIADA AOS PRESSUPOSTOS DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10065238
Palavras-chave: Semiolinguística do Discurso. LFCU. “O mesmo”.

Resumo

Este estudo se desenvolve, a partir da compreensão da importância de um trabalho linguístico que analisa a língua em uso, verificando as motivações discursivas de usos linguísticos inovadores, como a construção anafórica o mesmo (e suas variações). Assim, fundamentados nos aparatos teóricos da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, e da Linguística Funcional Centrada no Uso, partimos da hipótese de que a necessidade de um recurso diferente de coesão estimula o uso de o mesmo com função anafórica, embora as gramáticas tradicionais como Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2013) não prevejam esse uso. Nosso objetivo é, então, compreender, a partir de uma análise qualitativa, as motivações e as organizações gramaticais do emprego da construção conectora o mesmo em textos dissertativos-argumentativos modelo Enem. Propomos, portanto, estudar como a busca por uma performance, com base na projeção de um ethos (CHARAUDEAU, 2018), aliada aos processos de analogia e categorização (BYBEE, 2016), propiciam essa ocorrência linguística nesses textos produzidos em contextos altamente monitorados.

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Biografia do Autor

Amanda Marchon, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2007), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (2020-2021). É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. É lider do Grupo de Pesquisa Elus - Estudos da Língua em Uso (UFES). Atua como pesquisadora dos seguintes grupos: Núcleo de Estudos do Português em Uso - PorUs (UFF); Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexões de Orações - CCO (UFF); Centro Interdisciplinar de Análise do Discurso - Ciad-Rio (UFRJ). É filiada aos seguintes grupos de trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL): Descrição do Português e Linguística do Texto e Análise da Conversação. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: funcionalismo; conexão de cláusulas e conectivos (macrorrelação de causalidade); argumentação; multimodalidade; ensino.

Giselle Coutinho, Universidade Federal Fluminense

É doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos de Linguagem pela mesma universidade, em que, durante o mestrado, foi bolsista CAPES. Completou a graduação em Letras/Literaturas- licenciatura pela Universidade Federal Fluminense no ano de 2018. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) também pela UFF sob a coordenação da Professora Doutora Denise Brasil Alvarenga Aguiar. Atua como professora de Língua Portuguesa e de Literatura no Colégio MV1. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, gêneros textuais, leitura, interpretação e escrita.

 

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Publicado em

5 de novembro de 2023

Como Citar

MARCHON, A. H.; COUTINHO, G. de S. R.; REBELLO, I. O EMPREGO DE “O MESMO” EM REDAÇÕES MODELO ENEM: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA ALIADA AOS PRESSUPOSTOS DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 08–23, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10065238. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/920. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê