FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10072479Resumo
O presente estudo apresenta uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno fake news. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação de informações falsas. Para se entender a relevância de estudar as fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós-verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nessa conjuntura, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade. À vista dessa realidade, buscamos o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7º Ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com essa pretensão, efetuamos a análise das atividades referentes às fake news de um livro didático da série em questão. O livro didático analisado não cumpre satisfatoriamente a tarefa de proporcionar que os estudantes reconheçam expressamente as fake news. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura e análise linguística/semiótica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Intolerância, mentira e educação: reflexões sobre o discurso. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=le2T8Tk1tc-c. Acesso em 02 set. 2020.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. Tradução de Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
SILVA, Tammi Schalm. Fake news: como ensinar os alunos a lidar com essa realidade? 2018. 53p. TCC (Especialização). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. UFRGS, 2018.
SILVA, Luiza Helena Oliveira. Formação do leitor na escola: questionamentos a partir da semiótica discursiva. No prelo, 2020.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.