FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10072479
Palabras clave: Fake news. Análise Linguística/Semiótica. Livro didático.

Resumen

O presente estudo apresenta uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno fake news. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação de informações falsas. Para se entender a relevância de estudar as fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós-verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nessa conjuntura, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade. À vista dessa realidade, buscamos o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7º Ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com essa pretensão, efetuamos a análise das atividades referentes às fake news de um livro didático da série em questão. O livro didático analisado não cumpre satisfatoriamente a tarefa de proporcionar que os estudantes reconheçam expressamente as fake news. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura e análise linguística/semiótica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Intolerância, mentira e educação: reflexões sobre o discurso. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=le2T8Tk1tc-c. Acesso em 02 set. 2020.

EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. Tradução de Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

SILVA, Tammi Schalm. Fake news: como ensinar os alunos a lidar com essa realidade? 2018. 53p. TCC (Especialização). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. UFRGS, 2018.

SILVA, Luiza Helena Oliveira. Formação do leitor na escola: questionamentos a partir da semiótica discursiva. No prelo, 2020.

Publicado

noviembre 5, 2023

Cómo citar

AGRA, G.; NEVES, H. .; DE MELO GUIMARÃES, L. N. T. FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 51–62, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10072479. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/969. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê