FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10072479Resumen
O presente estudo apresenta uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno fake news. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação de informações falsas. Para se entender a relevância de estudar as fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós-verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nessa conjuntura, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade. À vista dessa realidade, buscamos o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7º Ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com essa pretensão, efetuamos a análise das atividades referentes às fake news de um livro didático da série em questão. O livro didático analisado não cumpre satisfatoriamente a tarefa de proporcionar que os estudantes reconheçam expressamente as fake news. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura e análise linguística/semiótica.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Intolerância, mentira e educação: reflexões sobre o discurso. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=le2T8Tk1tc-c. Acesso em 02 set. 2020.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. Tradução de Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
SILVA, Tammi Schalm. Fake news: como ensinar os alunos a lidar com essa realidade? 2018. 53p. TCC (Especialização). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. UFRGS, 2018.
SILVA, Luiza Helena Oliveira. Formação do leitor na escola: questionamentos a partir da semiótica discursiva. No prelo, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista 15 de outubro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.