O NEGRO: QUE DISCURSOS SÃO VEICULADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA?

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DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10072506
Palavras-chave: Negro. Discurso. Livro didático. História.

Resumo

O presente artigo busca analisar, de modo geral, o discurso sobre o negro veiculado no livro didático de história. Considerando a importância que o livro didático assume no espaço social tão importante como a escola, analisamos como o livro didático Projeto Araribá do 7º ano, versão 2007 e 2017, trabalha uma figura representada, muitas vezes estereotipada, nos livros didáticos. Averiguamos, ainda, que inovações foram efetivadas nos livros escolhidos para análise ao longo de dez anos. Nesses livros, delimitamo-nos a analisar as unidades oito “O nordeste colonial”, que se apresentam nas duas versões escolhidas, assim como, a unidade três: “Reinos e povos da África” do livro de versão 2017. No estudo é possível observar alguns diálogos coloniais que defendem o mito da igualdade racial no país, mesmo em tempos de escravidão. Embora haja algumas modificações positivas ao longo de dez anos no discurso sobre o negro, é notório perceber que ainda o livro de versão 2017 está guiado por lentes colonialistas, as quais defendem que em período de escravidão houve uma aproximação positiva entre negros e senhores de engenhos, permeando assim, uma suavidade da escravidão, que se tratou de um processo em que negros padeceram e, como consequência, ainda hoje, esse grupo enfrenta racismo e desigualdades sociais.

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Publicado em

5 de novembro de 2023

Como Citar

FRANÇA, A. M. de; DE MELO GUIMARÃES, L. N. T. O NEGRO: QUE DISCURSOS SÃO VEICULADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA?. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 72–87, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10072506. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/810. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê