O APRENDER FAZENDO

RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES POR MEIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10073526
Palavras-chave: estágio, Língua Portuguesa, prática docente.

Resumo

Este relato apresenta reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) para a formação docente. As práticas de observação e regência foram realizadas em duas turmas de 6º ano de uma escola pública em Serra Talhada, estado de Pernambuco. A descrição destas atividades detalha os métodos empregados pela professora supervisora em suas aulas, e, a partir deste estudo, a elaboração de materiais didáticos e planos de aula a serem executados no período de regência. A base teórica deste trabalho fundamenta-se na metodologia do Learning by doing de John Dewey (1959), em que o processo de aprender fazendo é superestimado na realização das atividades propostas, como leitura e análise linguística da fábula “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry (1987), além de produções textuais baseadas na obra citada. No decorrer do relato, apresentamos todos os prós e contras desta prática, e sobretudo, os aprendizados extraídos desta experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARRARA, K. Behaviorismo: Análise do Comportamento e Educação. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à Psicologia da Educação – Seis Abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3.ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.

MOLEN, Janny van der. O mundo de Anne Frank: lá fora, a guerra. Tradução Alexandra de Vries. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2015.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 31.ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1987.

Downloads

Publicado em

5 de novembro de 2023

Como Citar

SILVA, G. T. da S.; GUIMARÃES, L. N. T. de M. . O APRENDER FAZENDO: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES POR MEIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 113–123, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10073526. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1018. Acesso em: 1 maio. 2024.

Seção

Relato de Experiência