O APRENDER FAZENDO
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES POR MEIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10073526Resumo
Este relato apresenta reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) para a formação docente. As práticas de observação e regência foram realizadas em duas turmas de 6º ano de uma escola pública em Serra Talhada, estado de Pernambuco. A descrição destas atividades detalha os métodos empregados pela professora supervisora em suas aulas, e, a partir deste estudo, a elaboração de materiais didáticos e planos de aula a serem executados no período de regência. A base teórica deste trabalho fundamenta-se na metodologia do Learning by doing de John Dewey (1959), em que o processo de aprender fazendo é superestimado na realização das atividades propostas, como leitura e análise linguística da fábula “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry (1987), além de produções textuais baseadas na obra citada. No decorrer do relato, apresentamos todos os prós e contras desta prática, e sobretudo, os aprendizados extraídos desta experiência.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARRARA, K. Behaviorismo: Análise do Comportamento e Educação. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à Psicologia da Educação – Seis Abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3.ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.
MOLEN, Janny van der. O mundo de Anne Frank: lá fora, a guerra. Tradução Alexandra de Vries. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2015.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 31.ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1987.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.