O APRENDER FAZENDO
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES POR MEIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10073526Resumen
Este relato apresenta reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) para a formação docente. As práticas de observação e regência foram realizadas em duas turmas de 6º ano de uma escola pública em Serra Talhada, estado de Pernambuco. A descrição destas atividades detalha os métodos empregados pela professora supervisora em suas aulas, e, a partir deste estudo, a elaboração de materiais didáticos e planos de aula a serem executados no período de regência. A base teórica deste trabalho fundamenta-se na metodologia do Learning by doing de John Dewey (1959), em que o processo de aprender fazendo é superestimado na realização das atividades propostas, como leitura e análise linguística da fábula “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry (1987), além de produções textuais baseadas na obra citada. No decorrer do relato, apresentamos todos os prós e contras desta prática, e sobretudo, os aprendizados extraídos desta experiência.
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