ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10072498Resumo
Resumo: As estratégias de incentivo à leitura por meio de textos narrativos visam estimular o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Para isso, é fundamental escolher textos adequados à idade, oferecer variedade de gêneros narrativos e desenvolver atividades interativas como rodas de leitura e projetos temáticos. Dessa forma, para o presente trabalho, utilizou-se autores para a revisão da literatura como Caldas (2010) e Paulo (2010), realizando-se uma pesquisa bibliográfica que consistiu em leitura e fichamento dos materiais selecionados. Também é importante apresentar aos alunos, como as narrativas se relacionam com o seu cotidiano e seus gostos, valorizando o papel do professor como mediador nesse processo. Oferecer momentos e espaços de leitura acolhedores nas escolas também pode ajudar a tornar a esse processo uma atividade agradável e envolvente. Utilizando dessas e de outras estratégias específicas, pretende-se não só fortalecer as competências de leitura, mas formar cidadãos mais críticos e reflexivos, capazes de apreciar a riqueza presente na literatura.
Downloads
Referências
ADAM, J-M. Elémentes de linguistique textuelle- théorieet pratique de l’analyse textuelle. Liége: Mardaga, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BIBER,D. Variation Across Speech and Writing.Cambridge University Press, 1988.
BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.
CALDAS, L. K. Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética
CRUZ, J. S. da; MELO, U. A. de; SILVA, H. M. L. de. Práticas de ensino com o gênero narrativo: uma proposta de interação.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, M. A.; DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R. Gêneros Textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PALO, M. J. Narrativa moderna e contemporânea-novas formas (d) escritas. Olho d'água, v. 2, n. 2, 2012.
SOUZA, R. J. de; HERNANDES, E. D. K. Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão. Pro-Posições, v. 30, 2019.
SWALES, J. M. Cambridge: Cambridge University Press.Genre Analysis. English in Academic and Research Settings, 1990.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.