ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10072498
Palavras-chave: Narrativas., Estratégias., Ficções., Interação., Prática

Resumo

Resumo: As estratégias de incentivo à leitura por meio de textos narrativos visam estimular o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Para isso, é fundamental escolher textos adequados à idade, oferecer variedade de gêneros narrativos e desenvolver atividades interativas como rodas de leitura e projetos temáticos. Dessa forma, para o presente trabalho, utilizou-se autores para a revisão da literatura como Caldas (2010) e Paulo (2010), realizando-se uma pesquisa bibliográfica que consistiu em leitura e fichamento dos materiais selecionados. Também é importante apresentar aos alunos, como as narrativas se relacionam com o seu cotidiano e seus gostos, valorizando o papel do professor como mediador nesse processo. Oferecer momentos e espaços de leitura acolhedores nas escolas também pode ajudar a tornar a esse processo uma atividade agradável e envolvente. Utilizando dessas e de outras estratégias específicas, pretende-se não só fortalecer as competências de leitura, mas formar cidadãos mais críticos e reflexivos, capazes de apreciar a riqueza presente na literatura.

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Referências

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Publicado em

5 de novembro de 2023

Como Citar

SOUZA GOMES, A. P. .; SILVA, C. K. B. da. ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 63–71, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10072498. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/974. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê