ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10072498
Palabras clave: Narrativas., Estratégias., Ficções., Interação., Prática

Resumen

Resumo: As estratégias de incentivo à leitura por meio de textos narrativos visam estimular o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Para isso, é fundamental escolher textos adequados à idade, oferecer variedade de gêneros narrativos e desenvolver atividades interativas como rodas de leitura e projetos temáticos. Dessa forma, para o presente trabalho, utilizou-se autores para a revisão da literatura como Caldas (2010) e Paulo (2010), realizando-se uma pesquisa bibliográfica que consistiu em leitura e fichamento dos materiais selecionados. Também é importante apresentar aos alunos, como as narrativas se relacionam com o seu cotidiano e seus gostos, valorizando o papel do professor como mediador nesse processo. Oferecer momentos e espaços de leitura acolhedores nas escolas também pode ajudar a tornar a esse processo uma atividade agradável e envolvente. Utilizando dessas e de outras estratégias específicas, pretende-se não só fortalecer as competências de leitura, mas formar cidadãos mais críticos e reflexivos, capazes de apreciar a riqueza presente na literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAM, J-M. Elémentes de linguistique textuelle- théorieet pratique de l’analyse textuelle. Liége: Mardaga, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BIBER,D. Variation Across Speech and Writing.Cambridge University Press, 1988.

BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

CALDAS, L. K. Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética

CRUZ, J. S. da; MELO, U. A. de; SILVA, H. M. L. de. Práticas de ensino com o gênero narrativo: uma proposta de interação.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, M. A.; DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R. Gêneros Textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PALO, M. J. Narrativa moderna e contemporânea-novas formas (d) escritas. Olho d'água, v. 2, n. 2, 2012.

SOUZA, R. J. de; HERNANDES, E. D. K. Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão. Pro-Posições, v. 30, 2019.

SWALES, J. M. Cambridge: Cambridge University Press.Genre Analysis. English in Academic and Research Settings, 1990.

Publicado

noviembre 5, 2023

Cómo citar

SOUZA GOMES, A. P. .; SILVA, C. K. B. da. ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 63–71, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10072498. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/974. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê