ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10072498Resumen
Resumo: As estratégias de incentivo à leitura por meio de textos narrativos visam estimular o gosto pela leitura e desenvolver a capacidade crítica dos alunos. Para isso, é fundamental escolher textos adequados à idade, oferecer variedade de gêneros narrativos e desenvolver atividades interativas como rodas de leitura e projetos temáticos. Dessa forma, para o presente trabalho, utilizou-se autores para a revisão da literatura como Caldas (2010) e Paulo (2010), realizando-se uma pesquisa bibliográfica que consistiu em leitura e fichamento dos materiais selecionados. Também é importante apresentar aos alunos, como as narrativas se relacionam com o seu cotidiano e seus gostos, valorizando o papel do professor como mediador nesse processo. Oferecer momentos e espaços de leitura acolhedores nas escolas também pode ajudar a tornar a esse processo uma atividade agradável e envolvente. Utilizando dessas e de outras estratégias específicas, pretende-se não só fortalecer as competências de leitura, mas formar cidadãos mais críticos e reflexivos, capazes de apreciar a riqueza presente na literatura.
Descargas
Citas
ADAM, J-M. Elémentes de linguistique textuelle- théorieet pratique de l’analyse textuelle. Liége: Mardaga, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BIBER,D. Variation Across Speech and Writing.Cambridge University Press, 1988.
BRONCKART, J-P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.
CALDAS, L. K. Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética
CRUZ, J. S. da; MELO, U. A. de; SILVA, H. M. L. de. Práticas de ensino com o gênero narrativo: uma proposta de interação.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, M. A.; DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R. Gêneros Textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PALO, M. J. Narrativa moderna e contemporânea-novas formas (d) escritas. Olho d'água, v. 2, n. 2, 2012.
SOUZA, R. J. de; HERNANDES, E. D. K. Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão. Pro-Posições, v. 30, 2019.
SWALES, J. M. Cambridge: Cambridge University Press.Genre Analysis. English in Academic and Research Settings, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista 15 de outubro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.