SEMANA DE LETRAS

LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14014961
Palavras-chave: SELET, SEMANA DE LETRAS, Ensino, LÍNGUA, LITERATURA

Resumo

A primeira Semana de Letras (SELET) surgiu com o intuito de abrir um espaço para diálogos e reflexões acerca da formação inicial e continuada dos profissionais das letras da UFCG. Voltada para os discentes da graduação, a SELET fomentou durante a semana dos dias 21 a 24 de maio de 2024 as mais variadas discussões sobre pesquisas desenvolvidas em nosso ambiente acadêmico; e abraçou pesquisas e discentes de outras instituições.

Com a promoção do Centro Acadêmico de Letras Álvaro Luiz em Parceria com a Unidade Acadêmica de Letras, e o apoio do PET-Letras, Revista 15 de Outubro, Centro de Humanidades, ATECEL e da Pró-reitora de Extensão, a Semana de Letras obteve êxito em seu propósito ao alcançar um engajamento e propiciar um espirito de integração ao que se refere a socialização da comunidade acadêmica, seus integrantes e suas pesquisas, tendo em vista seus quase 300 (trezentos) participantes que compareceram ao evento de forma presencial no Campus Sede em Campina Grande-PB.

A SELET só foi possível devido a colaboração e parceria da comunidade acadêmica, ou seja, professores, coordenadores, graduandos e pós-graduandos que compõem os cinco cursos de Letras (Português, Francês, Inglês, Espanhol e Libras), trabalhando em uníssono em sua organização – antes, durante e após a semana. Nessa esfera organizacional, tivemos como prioridade a acessibilidade; no formulário de inscrição disponibilizamos opções para atendimento especial e a divulgação do evento nas redes sociais também dispôs de intérpretes de Libras. Nossa programação contou com exposições orais e debates em mesas-redondas, oficinas, minicursos, e grupos de trabalho.

Neste caderno de resumos, estão reunidos e organizados os trabalhos apresentados durante a Semana de Letras de 2024; a começar pelas oficinas, nas quais foram expostas de maneira prática questões pertinentes à linguagem e a escrita. Seguimos com os resumos dos minicursos, que suscitaram tópicos variados, dentre os quais podemos citar a linguística, a literatura de autoria feminina/paraibana, decolonialidade, ensino e escrita acadêmica, entre outros. O caderno se encerra com a disposição dos resumos apresentados nos Grupos de Trabalho, assim como o resumo que expõem os requisitos de aderência de cada GT. Ao todo foram ofertados 18 (dezoito) GTs que englobaram ramificações das duas grandes áreas das Letras – Linguística e Literatura.

Com essa breve apresentação, vemos que a SELET mesmo em seu primeiro ano conseguiu obter êxito em seu propósito: uniu diversas perspectivas e abordagens de temas relevantes, e ampliou reflexões sobre pesquisas e ensino. Ainda, realizada no mês do profissional de Letras, trouxe foco a sua versatilidade e a necessidade de uma maior valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, B.; MENDES, J. .; MELO DE FIGUEIREDO, D. N.; DE SOUSA RODRIGUES, J. M. SEMANA DE LETRAS: LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 3, [s.d.]. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4595.

Downloads

Publicado em

30 de outubro de 2024

Como Citar

ANDRADE, B.; MENDES, J. .; MELO DE FIGUEIREDO, D. N.; DE SOUSA RODRIGUES, J. M. SEMANA DE LETRAS: LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. SUPLEMENTAR, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14014961. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4595. Acesso em: 2 jan. 2025.

Seção

Dossiê