Vol. 2 Núm. 1 (2023): QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA

					Ver Vol. 2 Núm. 1 (2023): QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA
Publicado: noviembre 5, 2023

Apresentação

  • ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA HOJE

    Herbertt Neves, Lílian N. T. Melo Guimarães
    04-07
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10065228

Dossiê

  • O EMPREGO DE “O MESMO” EM REDAÇÕES MODELO ENEM: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA ALIADA AOS PRESSUPOSTOS DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

    Amanda Heiderich Marchon, Giselle de Souza Reis Coutinho, Ilana Rebello
    08-23
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10065238
  • ANÁLISE DE VÍDEOAULAS SOBRE SEMÂNTICA LEXICAL

    Paulo Cesar, Herbertt Neves
    24-38
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072456
  • ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Maria de Fátima Silva dos Santos, Cleciano de Souza Silva , Célia Maria Medeiros
    39-50
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072477
  • FAKE NEWS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ATIVIDADES

    Giane Agra, Herbertt Neves, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães
    51-62
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072479
  • ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS TEXTOS NARRATIVOS

    Andreyllson Plácido Souza Gomes, Cicero Kleandro Bezerra da Silva
    63-71
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072498
  • O NEGRO: QUE DISCURSOS SÃO VEICULADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA?

    Aliene Maria de França, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães
    72-87
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10072506
  • O ENSINO INTERCULTURAL DE ESTEREÓTIPOS EM ATIVIDADES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA E DIALÓGICA PARA UMA POSIÇÃO RESPONSIVA EM SALA DE AULA.

    Guilherme Vanderlan Ferreira da Silva, Juan Gabriel de Oliveira Macedo, Samara Araújo da Silva, Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes
    88-99
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073500
  • A DESCRIPTIVE ANALYSIS OF FIGURES OF SPEECH IN THE CONTEMPORARY ANTHOLOGY “MILK AND HONEY” (2015) BY RUPI KAUR

    Amanda Borges, Amanda Albuquerque, Ricardo Rios Barreto Filho
    100-112
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073513

Relato de Experiência

  • O APRENDER FAZENDO RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES POR MEIO DO ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

    Giovanna Tainara da Silva SILVA, Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães
    113-123
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073526
  • TEORIA VAI, PRÁTICA VEM O ENSINO DE ORALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Renilson Gomes
    124-132
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10073542