LETRAMENTO CRÍTICO E MULTIMODALIDADE: O USO DA LÍNGUA INGLESA NA ANÁLISE DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SOBRE GENDER EQUALITY NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16427455

Palavras-chave:

Letramento crítico, Multimodalidades, Igualdade de gênero, Estágio supervisionado

Resumo

A abordagem teórico-prática do Estágio Supervisionado Obrigatório tem como objetivo fornecer aos professores em formação inicial uma imersão no ambiente de trabalho que eles pretendem incorporar no futuro. Nesse cenário, este trabalho possui o objetivo de relatar e refletir acerca das experiências didáticas desenvolvidas e vivenciadas durante as atividades da disciplina “Estágio de Língua Inglesa: 1 e 2 anos do Ensino Médio", ofertada pelo curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A fundamentação teórica deste relato objetiva analisar o desenvolvimento de uma sequência didática implementada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. A referida sequência didática foi concebida com base nas teorias de letramento crítico e na utilização de textos multimodais, sob a perspectiva de autores renomados, tais como Francisca das Chagas Bezerra e Wellington Carvalho de Arêa Leão (2020), Alastair Pennycook (2004), e o professor José Contreras (2002). Os resultados da presente pesquisa evidenciaram que a incorporação de imagens publicitárias e recursos audiovisuais constituiu-se como uma estratégia pedagógica eficiente para envolver os discentes, estimulando debates significativos e propiciando a integração de elementos interculturais.

Palavras-chave: Letramento crítico. Multimodalidades. Igualdade de gênero. Estágio supervisionado

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Publicado

25-07-2025

Como Citar

BEZERRA, Lilian; ARAÚJO, Maria; SILVA, Rayanne. LETRAMENTO CRÍTICO E MULTIMODALIDADE: O USO DA LÍNGUA INGLESA NA ANÁLISE DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SOBRE GENDER EQUALITY NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 37–48, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16427455. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4715. Acesso em: 5 dez. 2025.