POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA AULA DE ELE ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16429886Palavras-chave:
Competência Comunicativa. Aula de E/LE. Literatura antirracista. Virginia Brindis Salas.Resumo
Esse artigo apresenta uma proposta didática para a aula de ELE no Ensino Médio que tem a abordagem comunicativa como eixo teórico e como objeto, o poema “Cantos”, da ativista e escritora afro-uruguaia Virginia Brindis de Salas. A natureza da investigação é qualitativa com traços da pesquisa-ação de acordo com os preceitos de Antônio Carlos Gil (2008). O trabalho inicia com um debate conceitual e algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, segue com uma breve biografia da escritora Virginia Brindis de Salas, em que aborda características de sua escrita, logo, se debruça na proposta didática. O arcabouço teórico se baseia em Daniel Cassany (1999) e Vilson Leffa (1988) quanto à abordagem comunicativa; Kumaravadivelu (2003) sobre o pós método; y, Barbosa (2023) y Camêlo (2022) quanto a temática afrodescendente. O artigo indica que os textos literários de Salas se enquadram como materiais autênticos adequados para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de ELE do Ensino Médio, além disso, configura-se como um modo de cumprir com a Lei nº10.639/03 por levar a temática antirracista para a sala de aula.
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