POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA AULA DE ELE ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16429886

Palavras-chave:

Competência Comunicativa. Aula de E/LE. Literatura antirracista. Virginia Brindis Salas.

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta didática para a aula de ELE no Ensino Médio que tem a abordagem comunicativa como eixo teórico e como objeto, o poema “Cantos”, da ativista e escritora afro-uruguaia Virginia Brindis de Salas. A natureza da investigação é qualitativa com traços da pesquisa-ação de acordo com os preceitos de Antônio Carlos Gil (2008). O trabalho inicia com um debate conceitual e algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, segue com uma breve biografia da escritora Virginia Brindis de Salas, em que aborda características de sua escrita, logo, se debruça na proposta didática. O arcabouço teórico se baseia em Daniel Cassany (1999) e Vilson Leffa (1988) quanto à abordagem comunicativa; Kumaravadivelu (2003) sobre o pós método; y, Barbosa (2023) y Camêlo (2022) quanto a temática afrodescendente. O artigo indica que os textos literários de Salas se enquadram como materiais autênticos adequados para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de ELE do Ensino Médio, além disso, configura-se como um modo de cumprir com a Lei nº10.639/03 por levar a temática antirracista para a sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlania Vanessa Silva Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do VII período do curso de Letras Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como Monitora voluntária do Componente Curricular de Letramento Acadêmico pelo Departamento de Letras e Artes na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o período letivo de 2022.2-2023.1. Foi bolsista no ano de 2023-2024 e atualmente participa como voluntária do Projeto de Extensão (PROEX): Leituras Antirracistas para crianças Quilombolas, em que o tema é abordado através da contação de histórias na roda, resgatando assim a cultura Afro Referenciada. Atua como monitora bolsista do componente curricular Literatura Comparada pela Faculdade de Letras, Linguística e Artes (FALLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integrante do Grupo de Estudos (GELLE) pela mesma instituição. Participa como membro da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Paraíba (APEEPB).

Akyla Mayara Araujo Camelo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Mestra em Ensino de Literatura e Formação de Leitores pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE). É especialista em Língua Espanhola pela Faculdade Internacional Signorelli. Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande e em Letras Português-Inglês pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Atualmente é professora substituta no curso de Letras Espanhol na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Língua espanhola na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Literatura contemporânea; Literaturas de língua espanhola; Literatura de autoria feminina; Narrativas de mulheres afrodescendentes e indígenas; Literatura e ensino de ELE; Didática de espanhol como língua estrangeira; Linguística Aplicada. 

Denize da Silva Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do VII período do curso de Letras Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou como voluntária no Projeto de Extensão (PROEX): Leituras Antirracistas para crianças Quilombolas, no ano 2023-2024, onde atualmente é bolsista do projeto, em que o tema é abordado através da contação de histórias na roda, resgatando assim a cultura Afro Referenciada. Integrante no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Indígenas (Neabi) na Universidade Estadual da ParaíbaUEPB -CG. Atuou como professora substituta de Letras - Espanhol na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Pedro do Nascimento em Puxinanã - PB no Distrito de Jenipapo.

Referências

BARBOSA, Iaranda J. F. Nativas, Mestiças e Transoceânicas: o poderio feminino em abya yala. Volume 1. Recife: EDUFRPE, 2023. p. 51-68.

BRINDIS DE SALAS, Virginia. Cien Cárceles de amor. Montevideo, Uruguay: Compañía Impresora S.A, 1949. p. 31-32. Disponível em: http://autores.uy/obra/8286. Acesso em: 2 maio. 2024.

BISSACO, Cristiane Magalhães. Pós-método: o importante papel da reflexão do professor nas escolhas em sala de aula. São Paulo: Travessias, 2015. p. 210-223.

CASSANY, Daniel. Los enfoques comunicativos: elogio y crítica. Lingüística y literatura. Buenos Aires: Fundación Ross, 1999.

CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Representaciones de la cultura afroamericana en Del amor y otros demonios (1994), de Gabriel García Márquez. Monografía (Graduação em Letras Espanhol). Campina Grande: UFCG, 2016. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/18036>. Acesso em: 02 nov. 2024.

CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Vean vé, mis nanas negras: a leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino. Campina Grande: UFCG, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/30976. Acesso em: 23 maio de 2024.

CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. ALBUQUERQUE, Felipe. Diaz. El cuento “El almohadón de Plumas” en la clase de Español como Lengua Extranjera (ELE). Em: OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois et.al. Discursividades. Campina Grande: Revista da Faculdade de Linguística, Letras e Artes da UEPB, 2024.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 27 de maio. 2024.

______. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: < http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 27 de maio. 2024

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 55.

KUMARADIVELU, Bala. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching, London: Yale, University Press, 2003.

KUMARAVADIVELU, Bala. Understanding language teaching: from method to postmethod. New Jersey: LEA, 2006, n/p.

HYMES, Dell. Acerca de la Competencia Comunicativa. In: Llobera, M. et al. Competencia comunicativa. Documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Madrid: Edelsa, 1995. p. 34.

LEFFA, Vilson José. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P.

Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.

Downloads

Publicado

25-07-2025

Como Citar

SILVA SOUSA, Gerlania Vanessa; ARAUJO CAMELO, Akyla mayara; DA SILVA SOUZA, Denize. POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA AULA DE ELE ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 192–204, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16429886. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4748. Acesso em: 5 dez. 2025.